Prefeitura Municipal de Guarapuava
Oficina oferecida pelo LAB insere mulheres guarapuavanas na tecnologia
IMG_7098

Com o objetivo de instigar o conhecimento na área de tecnologia, o LAB (Laboratório de Ideias), da Prefeitura de Guarapuava, realizou no último sábado (12), a Code like a ladie, uma oficina de programação de softwares para mulheres, em mais uma iniciativa para comemorar o mês da mulher. “Está ação tem como principal objetivo incentivar o conhecimento na área, inserindo as mulheres do município no ramo do desenvolvimento tecnológico. Pudemos mostrar que elas podem ter habilidades para o futuro também na tecnologia”, ressaltou o coordenador do LAB, Andy Troc.

A oficina ministrada pelos programadores Dayane Lustosa e Alexandre Karpinski apresentou para as participantes, um histórico com nomes femininos marcantes na tecnologia. Posteriormente, através de um jogo online, foi mostrado um pouco de como funcionam os algoritmos (sequência finita de instruções bem definidas executadas eletronicamente em um intervalo de tempo finito), nos computadores. Por fim, as participantes conheceram a lógica da programação através de dois softwares: Portugol e Scratch Studio. “A computação é parte de tudo o que fazemos, é a base do conhecimento que nos permite resolver problemas complexos”, explicou a desenvolvedora de sistemas, Dayane Lustosa.

A acadêmica de comunicação social, Amanda Gollo Bortolini, foi uma das participantes da oficina e destacou alguns pontos importantes que a iniciativa proporcionou. “Inserir as meninas na tecnologia, numa área predominantemente masculina e que nós não somos educadas desde pequenas a explorar, acaba levando a ciência a não apresentar essas áreas a nós mulheres. Portanto, oficinas como essas são muito interessantes, pois instigam não só a mim, mais outras meninas a aprenderem mais sobre programação e tecnologia. Pretendo conhecer ainda mais sobre essas áreas com certeza”, disse a estudante de jornalismo.

Como a procura pela oficina foi grande, a intenção do Lab é realizar novas edições de oficinas de inserção na mulher na tecnologia durante o ano.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet