Prefeitura Municipal de Guarapuava
Obras de Rede Coletora de Esgoto nos bairros Industrial e Xarquinho seguem cronograma
IMG_9377

Os moradores do bairro Industrial e Xarquinho tem muito o que comemorar. A rede coletora de esgoto na região é um sonho antigo, que vem sendo realizado nos últimos meses. O serviço integra o programa de ampliação da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), que tem a parceria da Prefeitura de Guarapuava. A obra completa terá 2,5 milhões de reais investidos, atendendo 311 famílias da região com mais de 5 mil metros de rede. “Esta obra é uma conquista para nossa cidade e um ganho incalculável para as famílias. Após a finalização, Guarapuava chegará a uma abrangência de 80% em rede coletora de esgoto, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo o gerente regional da Sanepar, João Edson de Lima, as obras nos bairros Industrial e Xarquinho estão seguindo o cronograma. “Estamos no quarto mês de trabalho e as obras estão fluindo como o previsto e seguem até dezembro deste ano”, esclarece Lima, acrescentando que além da rede de esgoto, será instalado, no bairro Industrial, um interceptor que chegará até o Residencial 2000. “A instalação do interceptor, possibilitará a implantação da rede de esgoto no Jardim Moriá e eliminará duas elevatórias que existem na Vila Karen e no Núcleo Rouxinol. O esgoto vai fluir e descer por gravidade até a estação de tratamento. A construção do interceptor terá um resultado muito expressivo para Guarapuava em termos de avanço no IARCE (Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto)”, enfatizou o gerente da companhia.

A dona de casa Neusa Terezinha Santos de Souza, 65 anos, mora no bairro Industrial há 28 anos e lembra como era conviver com a fossa, que além de espalhar mal cheiro pela residência, oferecia risco para os moradores da casa. “Tínhamos uma fossa no terreno e a cada dois meses desembolsávamos um valor bem alto para fazer a limpeza. As crianças tinham dificuldade para brincar no pátio, pois era muito perigoso, dava muito medo delas caírem no buraco”, lembra a moradora, acrescentando que antes das obras da rede coletora de esgoto iniciar, o prefeito Cesar Filho foi até sua residência para conversar com a família e anunciar as obras. “Foi a primeira vez na vida que um prefeito aceitou entrar na minha casa e isso me deixou muito impressionada. Assim como ele falou, as obras foram realizadas e hoje estamos vivendo sem o odor e sem correr riscos. Eu, minha família e meus vizinhos estamos muito felizes por esta conquista, era um sonho de anos”, agradeceu a moradora, que mora com mais quatro pessoas na residência.

Desde 2013, as obras de rede coletora de esgoto na cidade estão a todo vapor, proporcionando mais saúde e segurança para mais 719 famílias. Além dos bairros Industrial e Xarquinho, mais três bairros receberam as melhorias: Concórdia III, São Cristóvão II e Jardim Los Angeles. Ao todo, 11.870 metros de rede coletora foram construídas, somando 3,6 milhões investidos. Outro investimento expressivo em esgoto foi iniciado na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios. As melhorias contemplam a ampliação e reforma do ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), 15 Km de redes coletoras e 270 ligações prediais, somando R$ 3,6 milhões em investimentos. As obras tiveram início em novembro de 2015 e tem previsão de término em fevereiro de 2017.

Ampliação da Rede Coletora de Esgoto em Guarapuava

Concórdia III – 50 famílias beneficiadas

São Cristóvão II – 212 famílias beneficiadas

Jardim Los Angeles – 146 famílias beneficiadas

Bairro Industrial/Xarquinho – 311 famílias beneficiadas

Vila dos Brasileiros – Colônia Vitória (Distrito Entre Rios) – 270 famílias beneficiadas

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet