Prefeitura Municipal de Guarapuava
“Obras de prevenção a alagamentos foram fundamentais para garantir a segurança dos guarapuavanos durante o período de chuvas este ano”, destaca Cesar Filho
Avenida Cascavel 2015

Após dias de chuva forte em todo Paraná, que trouxe prejuízos para várias cidades do Estado, Guarapuava vive uma realidade diferente. Obras e ações executadas pela Prefeitura asseguraram que a população dormisse mais tranquila apesar do grande volume de chuva que se acumulou com o passar dos dias. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), foram 316mm de chuva apenas nos primeiros 20 dias de julho deste ano, índice muito acima do registrado em todo o mês de julho de 2014, que foi de 54,4mm. Há um ano, a gestão municipal intensificou os trabalhos de prevenção a alagamentos em diversos pontos das zonas urbana e rural.

“O município estava carente de um olhar mais atencioso para esse assunto. Quando chegava o período de chuvas, muitas famílias ficavam em alerta, preocupadas com o pior. Desde junho de 2014, diversas ações foram executadas pela Prefeitura e comprovamos a eficácia desses trabalhos durante os últimos 10 dias. Nenhuma casa foi afetada com a chuva”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho. Agindo de forma coordenada e com rapidez, desde o dia 10 de julho, a Prefeitura de Guarapuava, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros monitoraram constantemente as áreas de risco no município e acompanharam os níveis de água dos rios.

Em relação às obras, a maior intervenção foi realizada no Jardim das Américas. O presidente da Surg (Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava), Fernando Damiani, explica os benefícios decorrentes da revitalização da avenida Aragão de Mattos Leão. “O desassoreamento do Rio Cascavelzinho, a elevação do nível da rua em dois metros e o aumento do número de bueiros celulares para a passagem da água foram fundamentais para que a região não fosse afetada”, aponta. Além disso, o interior do município também recebeu diversas intervenções. De acordo com o secretário de Obras, Ivanês Josefi, foram 30 pontes reconstruídas e outras 10 reparadas. “Nenhuma ponte sofreu abalos com as chuvas. Nossas equipes fazem vistorias diárias nas estradas para acompanhar a situação das vias”.

Morador da Vila Carli há 30 anos, João Tracz viu a água chegar até a porta de sua casa ano passado. “Choveu e quase alagou minha casa, a água chegou bem perto. Na casa dos meus vizinhos fez um mar”, relata. Com 68 anos, João reside com seus quatro filhos e dois netos e acompanhou as obras que a prefeitura fez em seu bairro. “Ano passado veio uma máquina para abrir e limpar o rio. Fez muita diferença. Esse ano aqui ninguém precisou se preocupar”, completa.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet