Prefeitura Municipal de Guarapuava
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio evidenciam melhorias na qualidade de vida em Guarapuava
cidade geral (41)

O município de Guarapuava está passando por transformações que melhoram a qualidade de vida da população. Isso é reflexo dos investimentos da  Prefeitura de Guarapuava em obras, projetos sociais e de desenvolvimento na cidade e no campo, capacitação dos servidores e o atendimento humanizado. O alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), apresentado pelo Portal ODM, comprovam esses avanços. O portal é administrado pelo Observatório de Indicadores de Desenvolvimento – Sesi/PR, um projeto em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Secretaria Geral da Presidência da República e vários outros parceiros.

Disponível desde 2009, o portal permite verificar os avanços em todos os estados e municípios com dados referentes a oito objetivos e onze metas. Guarapuava já alcança os primeiros resultados. Nas metas referentes ao Objetivo 1 – acabar com a fome e a miséria, o município ultrapassou a expectativa, atingindo 119,4% no índice que mostra a redução pela metade da população com renda abaixo da linha da pobreza. Já a segunda meta, que consiste na redução pela metade da proporção da população que sofre de fome, os números foram ainda melhores. Guarapuava soma 187,8%.

“Guarapuava está deixando de ser uma cidade de contrastes e tornando-se um lugar de oportunidades. A atração de novas empresas, geração de empregos e formalização de profissionais autônomos cresce, melhorando a economia do município. Além disso, cursos oferecidos para a comunidade através das secretarias de Assistência Social e da Mulher melhoram a renda familiar. No campo, também melhoramos a qualidade de vida com vários programas”, comemora o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Já o Objetivo 2 – Educação básica e de qualidade para todos está aos poucos se consolidando e conta com 59,7% da meta alcançada. “Os investimentos feitos em educação apresentam resultados. Em 2014, o Ideb das escolas municipais superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação. Isso se deve a nova cultura de gestão educacional que consiste no aumento de projetos de formação continuada e na valorização dos profissionais”, completa Cesar Filho. A construção da Escola Antônio Lustosa é outra realidade. Com a moderna construção, que tem previsão de entrega para este ano, o número de alunos será ampliado.

Desde o lançamento do programa Mamãe Guará, a redução da mortalidade infantil é outra realidade. O município atinge 103,4% nesse índice, mostrando que em apenas um ano de ações, acompanhamento e cuidados prioritários com a saúde da mãe e do bebê, a Secretaria Municipal de Saúde registrou redução de 31,65% na taxa de mortalidade infantil, que chegava a 19,9 para cada 1.000 mil nascidos no município em 2008. Outro número positivo referente à saúde está no alcance de 100% do Objetivo 6 – Combate a Aids, a malária e outras doenças.

Outro objetivo, que refere-se à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, está dividido em duas metas. Na primeira, que trata da redução do número de pessoas sem acesso à água potável e segura, Guarapuava ultrapassou consideravelmente, atingindo 175,6%. Na segunda, sobre a população sem acesso a saneamento e serviços essenciais, o município conta com 91% da meta alcançada. “São muitos pontos para comemorar. Guarapuava cresce em diversos aspectos atingindo todas as faixas da população. A cada dia trabalhamos para que o município continue sendo uma cidade de oportunidades, atrativa para guarapuavanos e visitantes”, conclui o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Todos os dados estão disponíveis no endereço

http://www.relatoriosdinamicos.com.br/portalodm/perfil/BRA004041137/guarapuava—pr.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet