Prefeitura Municipal de Guarapuava
Novas rotatórias reduzem número de acidentes nos principais cruzamentos de Guarapuava
rotula forum (6)

A atual administração municipal investe na implantação de rotatórias em Guarapuava. O reflexo está na redução no número de acidentes e na melhoria do fluxo de veículos. Em menos de dois anos, foram construídas oito rotatórias, atendendo os bairros, Santana, Boqueirão (duas), Aldeia (duas), Trianon (duas) e São Cristovão. Com um custo de aproximadamente R$ 40 mil cada, mostram-se eficientes para disciplinar o trânsito.

Um dos exemplos está nas ruas Saldanha Marinho e 17 de Julho. Dados da Polícia Militar apontam que, entre janeiro e dezembro de 2012, ocorreram 11 acidentes no cruzamento. Com a implantação da rotatória (em forma de gota), pela Prefeitura de Guarapuava, em agosto do ano passado, os acidentes reduziram a zero. O coordenador do Guaratran, Altair Bonassa, explica que as rotatórias auxiliam os motoristas na melhor visualização do trânsito, evitando os acidentes. “Desde a construção das rotatórias pela atual administração, não foram registrados acidentes nesses pontos, conforme a PM”.

O eletricista Noedi José Siqueira cansou de ver acidentes na esquina da rua Guaíra e travessa Arlindo Antunes de Almeida, a maioria com gravidade. “Quando aconteciam as colisões, os veículos chegavam a bater em postes por conta da velocidade na hora da batida. A construção dessa rotatória foi um benefício muito grande. Nunca mais vi acidentes aqui nesse cruzamento”, afirma o morador do Boqueirão há 35 anos. Proprietário de um posto de combustível, Arivaldo José Sanches aprovou a implantação da rotatória no cruzamento da avenida Serafim Ribas e travessa Arlindo Antunes de Almeida. “Os acidentes eram constantes. De dois a três por semana, agora não tem mais”, comenta o empresário.  

A Prefeitura de Guarapuava também está implantando e trocando semáforos para proporcionar melhor fluidez e eliminar pontos de congestionamento, principalmente no Centro da cidade. De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria de Obras, Marcelo Pinto da Silva, foram instalados novos semáforos em três locais. Em um deles, na intercessão da rua Quintino Bocaiúva com a avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, o número de acidentes reduziu de 3, entre abril de 2013 a abril do ano passado, para zero após a instalação do semáforo em dezembro de 2014. Além disso, estão sendo trocados semáforos antigos em vários pontos.

Rotatórias implantadas nos últimos dois anos                              

Bairro

Avenida Manoel Ribas x Rua das Rosas

 

Santana

Rua Brigadeiro Rocha x Rua das Rosas

 

Trianon

Avenida Serafim Ribas x Trav. Arlindo Antunes de Almeida

 

Boqueirão

Rua Guaíra x Trav. Arlindo Antunes de Almeida

 

Boqueirão

Rua Saldanha Marinho x Rua 17 de Julho

 

Trianon

Av. Sebastião de C Ribas x Rua Ipiranga x Rua Santa  Mônica

 

        São Cristovão

Acesso à UTFPR

Aldeia

Acesso ao terreno do Hospital Regional

Aldeia



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet