Prefeitura Municipal de Guarapuava
Nova UBS e revitalização da praça João Scheidt promovem saúde e qualidade de vida no Guará
ubs guara (73)

 A tarde deste sábado (1º) foi de comemoração no Distrito do Guará. A Prefeitura de Guarapuava entregou a nona UBS (Unidade Básica de Saúde) reformada e ampliada no município. Agora, os moradores do Guará contam com uma estrutura de excelência em saúde. A unidade que antes tinha 287m² passa a ter 431m² e agora conta com ampla sala de espera, sala de reuniões, sala para agentes comunitários, banheiros adaptados, novo ambiente para vacinação, inalação e procedimentos. Trabalham na unidade profissionais como: médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliar odontológico e agentes comunitários de saúde, que realizam cerca de três mil procedimentos por mês.

O prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que as reformas nas UBS são o maior investimento em saúde já feito na história de Guarapuava. “Esta é a nona de um total de 12 unidades que passam por obras de melhorias. Recentemente outras quatro UBS entraram e reforma. É uma grande conquista para os cidadãos guarapuavanos que serão melhor atendidos na área da saúde, que por muitos anos não recebeu a atenção que merece”, ressalta. “Nosso objetivo é levar um serviço humanizado para toda a população realizando investimentos no Centro, bairros, distritos e localidades do interior”, completa Cesar Filho.

O coordenador da Agepar (Agência Reguladora do Paraná), Cezar Silvestri, lembrou que em seu primeiro emprego público no DER, aos 23 anos, sua primeira realização foi o cascalhamento em ruas do Guará depois de um período de chuvas. “Sempre tive muito apreço por esse distrito onde vivem pessoas batalhadoras e que merecem ser valorizadas”, destaca. A deputada estadual Cristina Silvestri apontou que as ações da Prefeitura de Guarapuava estão mudando a realidade do local. “Quando eu estava na Secretaria de Assistência Social e vinha trabalhar com os projetos, lembro que a estrutura deste posto deixava a desejar. Hoje os profissionais passam a ter um ambiente de qualidade para trabalhar e quem ganha é a população”.

Aos fundos da UBS, a praça João Scheidt também passou por reformas. Agora os moradores do Guará têm próximo de casa uma ATI (Academia da Terceira Idade) com equipamentos de qualidade, pensados para serem executados com pouco impacto devido à fragilidade das articulações dos idosos. As ATI visam melhorar o fortalecimento muscular e a flexibilidade dos usuários, realizando a promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar. O parque infantil também foi revitalizado, recebendo manutenções e nova pintura. No local também foi feita a pavimentação asfáltica para facilitar o acesso à UBS.

Durante toda a tarde os moradores do Guará ainda puderam aproveitar serviços oferecidos pelas secretarias Prefeitura, como vagas de emprego da Agência do Trabalhador, além de orientações sobre saúde e assistência social. As crianças aproveitaram a recreação, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão doce. Dona Laura Pilar, 79 anos, foi conferir as atividades. “Como sou cardíaca, tenho pressão alta e diabetes, sempre venho ao posto para controlar minha saúde. O atendimento aqui era bom, mas agora vai ficar muito melhor”, conta a senhora que reside no distrito há 39 anos. “Além do novo posto agora também vou aproveitar a academia junto com meus amigos do grupo de idosos que participo”, relata animada.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet