“Nosso compromisso é prestar um serviço de saúde pública de qualidade”, afirma Cesar Filhona posse do Conselho Local de Saúde

13/12/2017

Na manhã desta quarta-feira (13), aconteceu a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Local de Saúde, uma iniciativa da atual administração municipal com o objetivo de reunir representantes da saúde pública e usuários do sistema para discutir sobre a qualidade do funcionamento e do atendimento, além de abrir um espaço oficial para a população. “Queremos criar um ambiente para que a comunidade atue em parceria com a administração e garantir os melhores resultados. É uma busca para criar instrumentos que façam com que a saúde de Guarapuava seja ainda melhor. Nosso compromisso é prestar um serviço de qualidade”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O prefeito Cesar Filho também mencionou o Aplicativo Fala Saúde, uma ferramenta que promove mais transparência ao funcionalismo público. O Aplicativo traz avisos de interesse público, como datas de vacinação, campanhas de saúde pública e mobilizações, além de informações, em tempo real, de quantos médicos estão atendendo em cada unidade de urgência e emergência e quantas pessoas aguardam atendimento. “Isso é pioneiro no Brasil. O aplicativo foi criado e desenvolvido aqui dentro da Prefeitura Municipal de Guarapuava, uma política radical de transparência”, explicou o prefeito.

A partir de janeiro, através do Aplicativo Fala Saúde, com sigilo absoluto, o paciente receberá uma mensagem, perguntando sobre o atendimento de recepcionistas, enfermeiros, médicos e outros profissionais. “Será uma avaliação do atendimento como um todo, em cada setor, possibilitando um panorama das unidades, onde é necessário corrigir problemas e também onde o atendimento é oferecido com excelência”, completa Cesar Filho.

A secretária de Saúde, Renata Araujo Brito, ressaltou a importância dos conselhos locais. “Guarapuava conta com 33 unidades e cada uma tem a sua especificidade. São demandas diferentes, por isso o conselho local vai trazer para a secretaria os problemas, as sugestões e críticas, que precisam ser identificadas e solucionadas para melhorar a saúde pública”. O Conselho Local de Saúde é uma instancia do Conselho Municipal, com 50% de participação popular e 50% de representantes da saúde pública. As reuniões dos conselhos locais serão realizadas mensalmente nas UBS e serão abertas ao público, entretanto os votos permanecem exclusivos aos conselheiros.

Ao todo, foram empossados os representantes de dez conselhos locais, que já atuam no Colibri, Planalto, Tancredo Neves, Santana, Jordão, Xarquinho e Industrial, Araucária, Residencial 2000 e nos distritos da Palmeirinha e do Guará. Os conselheiros terão mandato até 2019, quando será aberto novo edital para as eleições. Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro; o vereador Pedro Moraes, representando a Câmara Municipal; o diretor da Clínica Escola de Fisioterapia, Luciano Rossi, representando a Unicentro, secretários municipais e funcionários.