Prefeitura Municipal de Guarapuava
No lançamento do Programa PAI II, prefeito Cesar Filho destaca importância dos idosos para Guarapuava
pai santana (41)

“Aqui em Guarapuava nós temos orgulho dos nossos idosos, porque devemos à eles todas as histórias e conquistas que marcam nossa cidade”, exaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho durante o evento de lançamento do Programa PAI II (Programa de Assistência ao Idoso), que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14), no Espaço do Cidadão Zilá Mendes, no bairro Santana. “Nosso grande desafio é poder proporcionar aos idosos uma boa qualidade de vida e isso inclui saúde, bem estar, educação, segurança e lazer porque estamos construindo uma Guarapuava onde os idosos têm orgulho de viver, podem envelhecer com autoestima e de forma saudável”, destaca ainda o prefeito.

De acordo com o gestor do programa, Walmur Siqueira, a principal característica do programa é criar um ambiente de maior atenção às pessoas idosas, integrando o trabalho das secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, Esportes e Recreação, Indústria, Comércio e Turismo e Saúde. O primeiro passo será o cadastramento e estratificação dos mais de 20 mil idosos de Guarapuava, segundo a classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde).  “Vamos trabalhar sob a estratificação da população que classifica os idosos em três grupos: idosos com vida ativa, idosos pouco fragilizados e por fim, os idosos muito fragilizados, ou que vivem em situação de vulnerabilidade social, para enfim desenvolvermos atividades específicas de atenção integral aos idosos”, especifica Siqueira.

O cadastramento será realizado na primeira quinzena de janeiro, pelos agentes comunitários da UBS (Unidades Básicas de Saúde), com as equipes responsáveis pela saúde da família. Entre os profissionais que vão integrar o projeto estão médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, agentes comunitários e educadores físicos. Para a aposentada Adeni Terezinha Bocalon, 63, os idosos de Guarapuava estão mais conscientes da importância da realização de atividades físicas para o fortalecimento da saúde. “Para que eu possa ter uma melhor saúde e também conviver com outras pessoas, participo do grupo da Terceira Idade da Vila Carli, pois nós, idosos, devemos nos exercitar e utilizar o tempo para nosso próprio bem”, disse.

A gerontóloga e mestre em Serviço Social e Política Pública, Liz Clara Campos, de Londrina, que ministrou uma palestra aos idosos, falou sobre a importância da participação dos idosos nas atividades sociais. “Com esse programa, Guarapuava fica à frente de muitas outras cidades paranaenses, pois está pensando em qualidade de vida ao ampliar ainda mais o trabalho desenvolvido com a população idosa”.

A renomada cantora curitibana Orly Bach, que tem mais de 50 anos de carreira nacional, interpretou músicas durante o evento, que também contou com apresentação das mulheres do Grupo Ativa Idade, da Secretaria de Assistência Social.

Participaram ainda do evento o secretário Executivo, Edony Klüber, a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a secretária de Assistência Social, Eliane De Carli, a secretária de Saúde, Renata Araújo e o presidente da Surg, Fernando Damiani, além da população que integra os programas, projetos e grupos de idosos de Guarapuava.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet