Prefeitura Municipal de Guarapuava
No Dia Nacional do Surdo, Prefeitura destaca ações de inclusão
curso-de-libras-34

O dia 26 de setembro é marcado pela homenagem à comunidade surda brasileira como Dia Nacional do Surdo, data em que foi criada a primeira escola de surdos no país, no Rio de Janeiro, em 1857. Mas a comunidade surda não é lembrada apenas na data de homenagem. Isso porque, a Prefeitura de Guarapuava desenvolve ações de inclusão para a comunidade, como o curso de libras, que teve início neste ano e já formou três turmas de iniciação na Língua Brasileira de Sinais. Os cursos ofertados, internamente, visam capacitar os profissionais que estão em contato direto com os surdos, como servidores da recepção, protocolo, assistência, saúde, departamento pessoal, receita, entre outros.  “O dia de hoje merece o nosso reconhecimento e nós, enquanto município, vemos a importância em promover a acessibilidade à comunidade surda, que clama por direitos e acesso à informação, ao merecido acolhimento e atendimento efetivo. Com os cursos, esses profissionais já conseguem interagir com os surdos e dar as informações necessárias, isso é muito importante”, contou a secretária de administração, Denise Abreu Turco.

Os cursos são ministrados pelo professor e instrutor de libras, José Aramis, que também é surdo. A capacitação tem um número expressivo de participantes, chegando a 70 pessoas que concluíram o nível inicial e já estão cursando o nível intermediário. “Hoje em especial nós queremos homenagear o professor e toda comunidade surda, e dizer que é um orgulho muito grande, enquanto Prefeitura, poder ofertar essa formação e preparar cada vez as nossas repartições. Nós estamos engajados junto a comunidade surda, para que faça-se valer o direito deles, que as leis existentes venham acontecer e ser efetivadas em sua prática. Parabéns a todos os surdos neste dia 26 de setembro!”, comemorou a Intérprete das aulas, Cristina Guerra Daniel.

Além disso, a Prefeitura conta ainda com diversos profissionais em escolas, com formação em Libras. “Um área tão sensível e fundamental ao crescimento da população e da cidade, tem como premissa o alcance a todos. Somente com inclusão, podemos oferecer a educação em plenitude”, afirmou a secretária Denise.

O Dia Nacional do Surdo é uma homenagem com um importante marco histórico para a comunidade surda, que relembra as lutas e conquistas ao longo da história no país. “É neste dia que a comunidade tem a oportunidade de mostrar para toda a população, tanto ouvinte quanto surda, a identidade que o surdo tem”, finalizou Cristina.

Publicado em: 26/09/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet