Prefeitura Municipal de Guarapuava
Na Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, palestra aborda os desafios de envelhecer
DSC_0019

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Unicentro, realizaram a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nesta sexta-feira (30), no campus Cedeteg. A palestrante foi a pedagoga Adriana Santos de Oliveira, que abordou os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas, trazendo discussões sobre os direitos e deveres dos idosos, também como enfrentar a violação desses direitos.

Adriana Santos de Oliveira atua na coordenação da política da pessoa idosa da Secretaria do SEDS (Estado da Família e Desenvolvimento Social), responsável pelo monitoramento e avaliação do Plano Estadual do Paraná e temas relacionados ao envelhecimento e garantia de direitos da pessoa idosa.

A secretária executiva dos conselhos e coordenadora geral da conferência, Jeane Ramos Silvério Garcia, explicou que na conferência são alinhadas políticas públicas em relação os idosos para os próximos dois anos. “As ações que forem propostas hoje vão ser repassadas a outras instâncias para que possam ser executadas. É um momento de ouvir os anseios principalmente dos idosos e dos profissionais que trabalham em prol de atender as necessidades da melhor idade”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Maria Regina Vargas, avalia como é necessário a junção dos poderes públicos para que as ações em prol dos idosos sejam efetivadas. “A conferência é um momento para todos os segmentos da sociedade que atuam nessa área estarem presente. É um instante principalmente do idoso dissertar sobre suas angústias e expectativas para que as ideias sejam levadas ao poder público”, destacou.

João Mores integra o grupo da melhor idade do bairro Bonsucesso. Nas reuniões, tem muita conversa, música, dança e bingo. Ele assistiu à palestra e ficou entusiasmado com as discussões. “Este evento é ótimo, envolve muita gente. Nós idosos precisamos nos unir para reivindicar nossos direitos para que as ações que estão na teoria possam ser postas em práticas. Vim aqui em nome do grupo que participo e vou repassar a eles tudo o que foi discutido”.

Publicado em: 30/11/2018

DSC_0017 DSC_0032 DSC_0067



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet