Prefeitura Municipal de Guarapuava
Mutirão da Cidadania atende mais de 10 mil pessoas em Guarapuava
IMG_6332

Para atender de forma emergencial as famílias que perderam documentos na maior enchente da história de Guarapuava, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Relações com a Comunidade, realizaram neste último final de semana (04, 05 e 06) o Mutirão da Cidadania Emergencial “Paraná em Ação”. De acordo com o levantamento dos organizadores, 14.669 pessoas foram atendidas durante os três dias de serviços no Ginásio da Vila Carli. “Estamos trabalhando para que as famílias que foram atingidas pelas chuvas possam se recuperar da forma mais rápida e isso inclui refazer seus documentos. Estamos trabalhando para garantir o bem estar dos guarapuavanos”, comenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O Mutirão da Cidadania é realizado em formato de feira e oferece serviços gratuitos essenciais em um único local. Em Guarapuava, a população teve acesso a emissão da carteira de identidade, assim como serviços de defensoria pública (separação, divórcio consensual, pensão alimentícia entre outros), acesso a orientações sobre INSS, bolsa família e cadastros nos programas da Assistência Social do município, além de orientações sobre crédito especial pelo programa Fomento Paraná. Uma equipe do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) também repassou informações sobre cuidados com animais peçonhentos, prevenção contra dengue e acidentes domésticos. O Mutirão da Cidadania em Guarapuava ainda contou com a participação de cartórios, Tribunal de Justiça e Ministério Público.

De acordo com o coordenador geral do Mutirão, Edson Luiz Arantes, esta iniciativa foi necessária para agilizar a retirada da segunda via da documentação das pessoas prejudicadas pelas chuvas em Guarapuava e atender a população em geral. “Este é o primeiro mutirão que realizamos depois da enchente. Está sendo feito de forma emergencial justamente para atender da forma mais rápida possível todos que perderam seus documentos ou que tem alguma dúvida sobre os serviços oferecidos pelo Governo”, esclarece o coordenador.

Rosangela Oliveira Marchioro é moradora do Conradinho e foi ao Mutirão para fazer a identidade da filha mais nova. “Isso foi muito bom porque o processo para fazer a identidade na delegacia é muito burocrático e eu trabalho o dia todo. Hoje conseguimos fazer a identidade de forma rápida e isso ajudou muito”. Já para a moradora da Vila Carli, Gislaine Kraszniak, o Mutirão facilita a retirada de documentos não apenas pela agilidade nos processos, mas também pela oferta gratuita dos serviços. “Muitas pessoas tem dificuldade para conseguir acesso a alguns serviços, como divórcio, por exemplo, justamente pela falta de dinheiro e aqui é tudo oferecido de graça para a população”, comenta.

Guarapuava foi a primeira cidade do Estado a receber o Mutirão da Cidadania Emergencial. Em seguida, os serviços também serão oferecidos nos municípios vizinhos que sofreram com as enchentes. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet