Museu de Ciências Naturais de Guarapuava é reinaugurado

10/12/2015

O museu de Ciências Naturais de Guarapuava, localizado no Parque das Araucárias, está novamente aberto para visitações e estudos. Após permanecer fechado devido a falta de investimentos públicos, a estrutura foi totalmente reformada pela atual administração, através de parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e a Unicentro. Na manhã desta quinta-feira (10), o prédio foi reinaugurado. “Este importante acervo, de valor incalculável para a humanidade, agora vai continuar contribuindo com a formação ambiental e também científica. Não medimos esforços para que este rico material de pesquisa fosse preservado, para enfim poder estar em um local protegido e com estrutura adequada”, assinala o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Ao todo foram investidos cerca de R$ 500 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Além da coleção dos insetos (entomológicas), fósseis (paleontológica), rochas e minerais, o acervo conta com peças como conchas (malacologia) e animais empalhados (taxidermizados expostos em diorama). “Uma visita ao museu proporciona conhecer não apenas a história do Paraná, mas também do mundo”, descreve Cesar Filho, durante a cerimônia de abertura, que contou com a presença da deputada Estadual, Cristina Silvestri; da vice-prefeita e secretária de Política para as Mulheres, Eva Schran; secretários municipais, representantes do Legislativo, professores e acadêmicos.

Na solenidade o prefeito também assinou o contrato de comodato que cedeu à Unicentro a edificação do museu pelo período de 10 anos. De acordo com o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, quando as parcerias entre os órgãos públicos são efetivadas, a principal beneficiada é a população. “Este é apenas um dos momentos tão importantes que Guarapuava tem vivenciado nos últimos anos. O prefeito Cesar Filho atendeu nosso pedido e está dando nova vida ao Museu de Ciências Naturais, contribuindo com a pesquisa e disseminação de conhecimento” enfatiza Aldo.

O secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, avaliou que esta é mais uma grande conquista para Guarapuava. “Conseguimos a descentralização ambiental, momento fundamental para o município, além de concretizar projetos como o Semeando Saberes, que nos deu certificado de reconhecimento no prêmio Gestor Público do Paraná de 2015. Isso só foi possível graças ao respaldo do prefeito Cesar Filho que sempre nos ajuda e colabora para reestruturarmos a educação ambiental no município”, completou Celso.