Prefeitura Municipal de Guarapuava
Escola Municipal Alcindo de França Pacheco recebe o projeto Samuzinho
samuzinho (6)

Com o objetivo de apresentar o funcionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o procedimento correto em caso de urgência e mostrar os prejuízos causados pelos trotes, Secretaria de Saúde realiza o projeto Samuzinho. A ação é desenvolvida com estudantes do ensino fundamental de instituições públicas e privadas de Guarapuava. Nesta quinta-feira (06), a equipe esteve na Escola Municipal Alcindo de França Pacheco. Alunos de 6 a 10 anos receberam orientações sobre o trabalho da corporação e assistiram vídeos educativos.

O enfermeiro do Samu e coordenador do projeto, Marcos Aurélio de Lima, explica que são apresentadas as informações básicas para informar ao ligar para o 192. “As crianças precisam saber contar o estado da pessoa que precisa de atendimento, se está respirando, se apresenta sangramento e o que aconteceu. Além disso, é importante eles saberem seu endereço com ponto de referência”, salienta. Outro tema do Samuzinho são os trotes. “Mostramos para os estudantes que ao se deslocar para atender um trote, perdemos um tempo que poderia ser usado numa situação real. Também falamos sobre a sinalização correta para a equipe. Ao ver uma viatura do Samu algumas pessoas sinalizam sem precisão, o que atrasa o atendimento”.

Quem participou da palestra foi Ana Clara Follmann, 10 anos. A aluna do 5º ano disse que já conhecia um pouco sobre o Samu, mas aprendeu muitas coisas novas. “Agora eu sei que eles também podem nos atender em caso de quedas e acidentes em casa. Não vou mais esquecer pra onde tenho que ligar e o que tenho que dizer”, relata. Todos os participantes vão receber um desenho pra colorir e escrever uma frase relacionada com o Samu ou com trotes. No final do ano, um aluno de cada escola vai ser premiado pelo melhor trabalho e todos irão receber um certificado de participação no projeto. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet