Prefeitura Municipal de Guarapuava
Mulheres participam de Aula Magna do Curso de Pintora de Obras em Guarapuava
Mulheres_01

As 25 novas alunas guarapuavanas participaram, nessa terça-feira (29), da primeira aula do curso de pintora de obras, oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres de Guarapuava. Realizado na Comunidade São Pedro, no Boqueirão, o projeto, que faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e o Governo Federal, vai ofertar, até o  final de 2016, outros sete cursos na área da construção civil.

Na aula magna, as alunas contaram com a presença da vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, que conduziu a apresentação. “As mulheres precisam de oportunidades e com uma capacitação, em uma profissão rentável, elas podem ir para o mercado de trabalho, ajudar no orçamento de casa e ter sua própria independencia financeira. Isso  melhora a qualidade de vida delas e da família, ajudando na auto-estima e até no enfrentamento à violência”, destaca Eva Schran, ao lembrar que, no ano passado, a Secretaria da Mulher já ofertou outros três cursos na área, apenas para mulheres. “Estamos capacitando as mulheres guarapuavanas em profissões que tradicionalmente não são comuns para o sexo feminino. Isso também é uma quebra de paradigmas que muda a realidade da cidade. É desafiador porque mesmo ofertando essas oportunidades, nos deparamos com o preconceito de quem não acredita que elas podem fazer isso. Estamos desbravando caminhos e a longo prazo vamos colher esses bons frutos”, finaliza Eva.

Andreia de Fátima Gonçalves, 29 anos, já trabalhou com construção civil e optou pelo curso por ter afinidade com a área.  “Gosto desse tipo de serviço e estou confiante que vou sair com o diploma, talvez até com um emprego. A gente tem vários sonhos que vamos concluindo e o curso é o primeiro passo pra alcançar meus objetivos”, diz Andreia.

O curso, com carga de 160 horas, será ministrado pelo professor Ilson Marcos dos Santos, que é técnico de edificações e possui vasta experiência na área da construção civil. “A parte teórica vai abordar aspectos que vão desde a elaboração de orçamentos até a utilização ideal de tintas, para que depois as alunas apliquem os conceitos nas aulas práticas”, conta o instrutor. Aos 56 anos, Ondina Castanho  também inscreveu-se no curso. O principal objetivo? Aumentar sua renda após a capacitação. “A mulher só não tem a força bruta de um homem. Mas a inteligência e capacidade nós temos de sobra”, se diverte Ondina.

De acordo  com Sirlei Angelita Gadens, coordenadora da Secretaria da Mulher, os próximos cursos que serão ofertados às mulheres são: capacitação para eletricista, azulejista, pintora de parede e encanadora.

Informações sobre matrículas: (42) 3622-1342. Acompanhe também a página da Secretaria da Mulher de Guarapuava, no Facebook.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet