Prefeitura Municipal de Guarapuava
Mulheres do Xarquinho iniciam curso profissionalizante de panificação
20150414_150614

“A cada novo curso que se inicia é uma infinidade de portas que se abrem para toda comunidade. São mais profissionais capacitados, mais trabalho, mais renda e mais vida digna”. Com essas palavras de incentivo, a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, deu início ao curso de auxiliar de panificação, na Escola Total do Xarquinho, nesta terça (14).

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, esteve na aula inaugural do curso e parabenizou as participantes, enfatizando que profissionalizar as mulheres é uma das formas de promover oportunidades para a igualdade de gênero. “Existe uma diferença histórica e cultural no tratamento entre homens e mulheres. A criação da Secretaria da Mulher demonstra que a nossa administração está empenhada em reduzir essas distorções culturais e uma das formas é oferecer oportunidades para as mulheres terem autonomia financeira e condições de trabalho”.

O curso, que tem a parceria com o Sesi/Senai, Secretaria de Educação e Panificadora Lopes, está na segunda turma. Oferecido gratuitamente, faz parte do programa O Caminho da Profissão. A partir de hoje, 30 mulheres vão ter a oportunidade de aprender sobre diversos conteúdos, como teoria da panificação, máquinas e equipamentos para panificação, ingredientes básicos para panificação/receita, processo de panificação e higiene aplicada ao manipulador de alimentos. As 160 horas de treinamento também incluem aulas práticas.

O público do curso é composto pelas mulheres do bairro, especialmente as mães das crianças da Escola Total. A intenção da secretaria é, além de promover o empoderamento das mulheres, aproximar a escola da comunidade e a família da rotina dos alunos. Leonilda do Rocio Proença teve o incentivo das filhas para se inscrever no curso. “As minhas filhas pediram para eu aprender a fazer bolo gostoso para elas. Mas, como estou desempregada, quero conseguir um emprego em uma panificadora. Foi muito bom ter o curso aqui na escola das meninas porque participo das aulas, depois vou embora com elas e ainda não precisa pagar ônibus. Para nós, o curso não tem custo nenhum, então é uma ótima oportunidade”, avalia a dona de casa.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet