Prefeitura Municipal de Guarapuava
Melhor em Casa: Programa realiza encontros para troca de experiência entre cuidadores
melhor em casa (7)

“Paciência e respeito são uma das bases do amor e é ele que me da forças pra cuidar do meu esposo por todos esses 18 anos. Esse é o sentimento  que me dá paciência pra por e tirar ele da cama, dar os remédios e respeitar as suas dores. Amor é o que me faz aos 80 anos, não desistir do amor da minha vida, o Cláudio”. Em um relato emocionante e encorajador, dona Maria de Lurdes Oliveira, a cuidadora mais velha de Guarapuava, foi o exemplo do 4º encontro dos cuidadores participantes do Programa Melhor em Casa.

Lenita Matoso, neta da dona Maria, acompanha diariamente a luta e determinação da avó em cuidar do marido, o senhor Cláudio Lourenço de Oliveira, 85 anos, que também estava presente no encontro. “Minha avó cuida do meu avô há muitos anos já, desde que ele adoeceu após um AVC e demais doenças. Mesmo com idade avançada, ela apresenta uma força invejável. Por isso, ela é um grande exemplo de pessoa”, valoriza Lenita.

A neta ainda reforça o apoio dado pelo Programa Melhor em Casa para os seus avós. “O programa foi um divisor de águas, pois faz com que meu avô possa ficar no conforto de casa recebendo a mesma atenção oferecida em um hospital. Depois que entraram em nossa vida tudo melhorou. A equipe realiza visitas regulares e dá todo o apoio necessário tanto para a minha avó que é cuidadora, quanto para meu avô, que é paciente. Sempre que precisamos de ajuda, basta a gente entrar em contato que eles rapidamente estão lá em casa realizando os cuidados necessários”, acrescentou.

O Programa Melhor em Casa é responsável pelo atendimento de pacientes que precisam de cuidados paliativos ou reabilitação. Todos os atendidos são encaminhados pelas UBS e hospitais. Além da atenção dada aos pacientes, o programa realiza encontros com os cuidadores, dando apoio psicológico e proporcionando a troca de experiências entre os mesmos. “Os encontros iniciaram este ano. Já estamos na quarta reunião mensal. Aqui os cuidadores, que geralmente são familiares dos pacientes, encontram apoio psicológico e motivacional, além de poder compartilhar aprendizados e experiências que podem ajudar os outros cuidadores”, explica a nutricionista e coordenadora do Melhor em Casa, Maria Thereza Melhem.

O Programa Melhor em Casa

O Programa Melhor em Casa conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiros, médicos e nutricionista. As visitas e atendimentos em Guarapuava acontecem de domingo a domingo das 7h às 19h.

Postado em: 16/07/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet