Prefeitura Municipal de Guarapuava
Melhor em Casa chega ao terceiro ano em Guarapuava
IMG_6427

O programa Melhor em Casa, implantado pela Prefeitura de Guarapuava com o apoio do Ministério da Saúde, atende gratuitamente guarapuavanos desde 2014. Em 3 anos já são mais de 500 pessoas que receberam profissionais da saúde na sua própria residência. “Atualmente estamos atendendo 88 pacientes. Esse programa é muito importante porque ajuda na diminuição de gastos com internação e infecção hospitalar. Além disso, quando recebe o tratamento na sua própria casa, a recuperação dos pacientes é bem melhor e mais rápida”, afirma a coordenadora do programa, Adriana Virginia de Paula.

Aurea Aparecida Lisboa de Lacerda, 82 anos, desde 2010 luta contra tumores no cérebro, mamas e abdômen. Ela é beneficiada pelo Melhor em Casa desde 2016 e recebe visitas regularmente de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas tanto para atendimento em casa quanto para coleta de material para exames clínicos. Aurea mora com a filha, Marta de Lacerda, que é dentista e ajuda nos cuidados com a mãe. “O programa é tudo pra mim. Só tem pontos positivos, desde os motoristas até os profissionais da saúde. Todos são muito atenciosos e educados, não só com o paciente, mas com a família toda”, diz a filha.

O Melhor em Casa atende pacientes em estado paliativo (desses, 60% são casos oncológicos) e também em reabilitação como aqueles que estão se recuperando de uma cirurgia, idosos e pacientes crônicos. Quem precisa de atendimento, chega até o programa através das Unidades Básicas de Saúde e hospitais. A equipe conta com médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e motoristas.

Os pacientes recebem visitas dos profissionais da saúde inclusive nos finais de semana e feriados. “O programa ajuda a mostrar a boa gestão em saúde que Guarapuava possui, pois com ele a fila de internação diminui. Conseguimos fazer um atendimento humanizado e preocupado com o cidadão. Este é um programa de sucesso”, completou a Secretária de Saúde, Renata Brito Araújo.

A sede do Melhor em casa fica na Rua Frei Caneca, 2243, centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3622-7095.

Postado em 16/05/2017



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet