Médicos participam de curso de aperfeiçoamento para a implantação do curso de Medicina

13/10/2014

Médicos da Secretaria Municipal de Saúde e dos hospitais São Vicente de Paulo e Santa Tereza participaram de uma capacitação preparatória para a implantação do curso de Medicina e de Residência Médica em Guarapuava. O treinamento, que teve a parceria da Prefeitura de Guarapuava, Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, aconteceu no último final de semana (11 e 12), no Hotel San Marino.

Para a médica Maria Helena Favarto, do Hospital Sírio Libanês, a capacitação contribui com a multiplicação de informações. “Os médicos participantes vão ser espelho para os estudantes e até para os colegas de trabalho, replicando conhecimento e trazendo muitos benefícios para a cidade”, afirma a clínica geral. “A importância da capacitação é que, na residência médica, os profissionais possam atuar na cidade. Com a qualificação, a população terá atendimento mais eficiente numa situação de urgência”, esclarece a enfermeira e professora da Faculdade de Medicina de Marília, São Paulo, Shirlene Pavelqueires.

A capacitação teve aulas teóricas e práticas. Os instrutores montaram cenários com situações de urgência e traumas. Os participantes tinham a função de resolver a situação. “Depois de todo atendimento, é importante que os profissionais discutam sobre os procedimentos usados, só assim vão pontuar os erros e acertos. Trabalho em equipe é essencial”, reforça Maria Helena. “Esse curso está sendo muito proveitoso e de alta qualidade. A finalidade é capacitar os profissionais médicos para a preceptoria da residência médica e da Faculdade de Medicina”, informa o secretário de Saúde, Stefan Negrão.

Para o cirurgião Edson Bruck Warpechowski, a capacitação foi uma oportunidade única. “No futuro, podemos treinar os médicos residentes e estudantes que virão para a cidade, podendo atuar de uma maneira sinérgica e ajudando na formação. Por outro lado, nós acabamos lembrando coisas que vimos na faculdade, melhorando os serviços e levando esse conhecimento para onde trabalhamos”, opina.