Prefeitura Municipal de Guarapuava
Máquinas da Prefeitura garantem produção de feno nas propriedades rurais de Guarapuava
DSC_0101

A Prefeitura de Guarapuava investiu mais de R$ 240 mil em equipamentos para produção de feno nas propriedades rurais. Foram adquiridos três conjuntos de máquinas com segadeira, ancinho de rastel e enfardadeira. Agora, os agricultores podem estocar feno com mais agilidade, garantindo a alimentação do gado leiteiro e a produção de renda no campo. “Os produtores rurais merecem todos os investimentos que a nossa administração têm feito. Nosso maior objetivo é proporcionar uma vida mais digna para o homem do campo, com a garantia de um futuro melhor para as famílias rurais de Guarapuava”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, muitas vezes o capim era perdido dentro das propriedades, pois faltava estrutura para colher o feno. “Estamos oferecendo a garantia de que os animais terão alimento, independente das condições climáticas. Com isso evitamos uma possível crise na produção do leite, por falta de alimento para os animais, além de garantir maior qualidade na produção”, explica o secretário que esteve nesta quarta-feira (17), acompanhando a produção de fardos de feno em uma propriedade no Guairacá. “Estamos iniciando agora este trabalho, ainda temos outros inúmeros produtores que precisam conhecer o que está sendo feito e levar as máquinas para as suas propriedades”, conclui o secretário ao lembrar que as máquinas da Prefeitura de Guarapuava são usadas de forma coletiva pelos produtores rurais. “As máquinas vão percorrer as propriedades conforme a necessidade de cada produtor”.

A produtora rural, Maria Eli da Silva, 48 anos, conta que era muito difícil colher o feno, além de demandar muito tempo. “Nós perdíamos semanas nesse trabalho e cansava muito. Agora tudo mudou. Enfardamos mais de 100 bolas de feno em um dia. Os produtores rurais vivem um momento muito bom, pois a prefeitura está sempre presente no campo com projetos e investimentos. Agora, sabemos que, se precisarmos das máquinas, elas estarão em nossa propriedade”, comemora.

Segundo o produtor rural, Mario Poczynek, 53 anos, agora, com o apoio da prefeitura, também ficou mais fácil administrar o plantio e colheita. “Estamos tomando todo o cuidado para manter a qualidade do solo. Vamos esperar mais uns 30 dias e já vamos plantar milho direto, não deixando a terra desprotegida. Também vamos adubar com esterco líquido, o que vai dar toda a matéria orgânica necessária para que o solo se mantenha saudável”, comenta o produtor ao se emocionar: “É um sonho que se realiza”.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet