Prefeitura Municipal de Guarapuava
Mamãe Guará, uma ação audaciosa da Prefeitura de Guarapuava
mamae guara (2)

Olhando para o filho recém-nascido, a auxiliar de depósito Sheila Buczko, 23 anos, pede que ele cresça forte e saudável. “As crianças devem ter cuidados especiais, pois elas são o futuro”, diz a mãe de Davi, que nasceu no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, na sexta-feira passada (29). “Nossos filhos precisam de cuidados especiais e um acompanhamento melhor”, acrescenta a mãe de Wagner Ismael, Marilia Meteke. A preocupação de Sheila e de Marilia é a de tantas outras mães guarapuavanas, pois o índice de mortalidade materno-infantil tem se mantido alto no município nos últimos anos, acima das médias nacional e estadual. Em 2012, o município registrou 19,38 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos. No Estado, foram 11,00; no País, 12,90, conforme o DataSUS.

Para enfrentar a mortalidade e reverter esse índice, a Prefeitura de Guarapuava lançou, no último sábado (30), programa materno-infantil Mamãe Guará, um projeto audacioso que visa acompanhamento, atendimento e monitoramento de todas as gestantes e bebês nascidos em Guarapuava. O prefeito Cesar Silvestri Filho e os secretários de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e de Guarapuava, Stefan Negrão, também visitaram os recém-nascidos Davi e Wagner Ismael. Bastante emocionados, eles entregaram às mães os primeiros kits de enxovais e materiais de cuidados para os bebês. “Vocês merecem toda a assistência, cuidados e carinho, desde a confirmação da gravidez até o nascimento. Estamos garantindo todo o atendimento com qualidade e acompanhamento do desenvolvimento dos bebês”, disse o prefeito no sábado.

A atual administração de Guarapuava (iniciada em janeiro deste ano) ampliou a rede de cuidados às gestantes e bebês, com a sistematização da assistência, mais profissionais, atendimento especializado e odontológico, oferta de equipe multiprofissional, entre outros. Para garantir à acessibilidade, as futuras mamães recebem vale-transporte. As gestantes de alto risco serão transportadas por um veículo do programa. “Parabenizo a equipe da Saúde que se reciclou e compreendeu a necessidade de implantarmos novas metodologias para enfrentar o problema”, destacou o prefeito, durante o lançamento, que aconteceu na Faculdade Campo Real.

Para o ex-secretário de Saúde de Guarapuava, René Moreira dos Santos (hoje diretor geral da Secretaria de Saúde do PR), o lançamento do Mamãe Guará teve um significado especial e trouxe boas recordações pois, em 1995, durante a gestão do então prefeito de Guarapuava Cezar Franco, nasceu o programa Anjo da Guarda para combater a mortalidade materno-infantil. Renê estava à frente do projeto naquela época. “A atual administração está de parabéns por ousar e melhorar um programa que cumpriu seu ciclo, seu objetivo, implantando novos processos com o envolvimento dos profissionais”, opina. Stefan Negrão também não conteve as lágrimas no sábado. “A mudança começa por vocês. Vocês estão de parabéns”, disse, referindo-se aos profissionais da Saúde de Guarapuava.

Stefan também destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para colocar em prática o Mamãe Guará e outras ações na Saúde. Um dos exemplos é a reforma e adequação do Centro de Saúde da Mulher, que será referência no atendimento aos programas Mamãe Guará e Rede Mãe Paranaense (do Governo do Paraná), em especial às grávidas de alto risco. Na opinião do secretário Caputo Neto, Guarapuava conseguirá reduzir as mortes evitáveis de mães e de bebês. “Com essa excelente equipe de profissionais, vontade política e parcerias, a cidade conseguirá mudar esse quadro e contribuir também com a redução no Estado para que possamos elevar o índice de desenvolvimento do Paraná”, reforçou o secretário, que, ainda no sábado, entregou um aparelho de ultrassom e um eletrocardiógrafo ao Cisgap. 

O prefeito Cesar Filho ressaltou que o Mamãe Guará é um dos mais importantes programas de sua administração. “Hoje, após as visitas aos bebês, ao ver o talento desses jovens da Banda Municipal, do Coral Municipal Juvenil, digo que vale a pena sim estar à frente de uma prefeitura, de uma prefeitura que cuida de quem nasce aqui”, finalizou o prefeito. A futura mamãe Rosana Kaznierski, grávida de oito meses, agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Guarapuava. “Agora temos a certeza que de que nós e nossos filhos teremos atendimento diferenciado, como realmente precisamos”, opina Rosana, que esteve no lançamento do programa e já levou para casa o kit enxoval, kit de materiais para os cuidados do bebê e cartilhas educativas sobre gestação e aleitamento materno.

 


 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet