Prefeitura Municipal de Guarapuava
Mais de 2 mil crianças guarapuavanas participam do NutriSUS 2019
NUTRISUS (11)

Cerca de 2.200 crianças da rede municipal de Guarapuava participam da estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, aplicada por meio do programa NutriSUS. A ação do governo federal, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação e Cultura, está no primeiro ciclo de 2019. Lançado em Guarapuava em 2017, o programa beneficia crianças de 1 a 3 anos das 25 creches municipais, com a prevenção de carências nutricionais que aparecem nessa faixa etária. “Essa é uma estratégia que faz parte do programa Saúde na Escola. Ela auxilia no crescimento e desenvolvimento das crianças, prevenindo anemias e carências alimentares”, explicou a chefe da divisão de programas estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra Dalmaz.

Nas creches, cada criança recebe um sachê em pó por dia, contendo vitaminas e minerais. “Colocamos diretamente na comida das crianças no horário do almoço. Ele auxilia em vários fatores como abrir o apetite das crianças, por exemplo. Ocorrências de gripe ou de faltas por atestado diminuíram bastante. Por isso, aqui na creche aderimos fortemente o programa”, explicou a diretora do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Vila Bela, Sheila Cristina Gallo.

O ciclo funciona em duas etapas: cada uma tem 60 dias de suplementação, com um intervalo de quatro meses para estudos e avaliações. A primeira etapa deste ano termina em 12 de julho. No segundo semestre, o programa NutriSUS retornará as creches do município em outubro.

Publicado em: 05/07/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet