Prefeitura Municipal de Guarapuava
Mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino participam de Concurso Cultural de Desenho em Guarapuava
IMG_2564

Realizado pela Secretaria de Assistência Social, o 1º Concurso Cultural de Desenho: Criar e Prevenir já finalizou o prazo para o envio dos desenhos. A ação pioneira do Departamento de Políticas sobre Drogas teve grande adesão de professores, funcionários, alunos e seus pais. Cerca de 15.000 alunos, do 1º ao 5º ano das escolas municipais de Guarapuava desenvolveram desenhos a partir do tema “Educação na prevenção ao uso de drogas”.

De acordo com o coordenador do Departamento de Políticas sobre Drogas, Giovani Caetano Jaskulski, o objetivo do concurso foi estimular o diálogo entre as crianças e seus pais sobre a prevenção às drogas, para que pudessem elaborar desenhos relativos ao assunto. “Esse trabalho envolve indiretamente pelo menos 30.000 pessoas. Estamos recebendo um feedback muito positivo das instituições de ensino e vemos que o propósito de falar sobre a prevenção às drogas está sendo muito debatido”, declara. Na última semana o prefeito Cesar Silvestri Filho esteve na escola da Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira conferindo as atividades. “Essa é uma iniciativa muito válida no que diz respeito à prevenção e combate ao uso de drogas. O tema das drogas não deve ser negligenciado e o diálogo entre a escola, alunos e pais é fundamental para o êxito da proposta”, destaca.

A professora de Artes da Escola Dalila, Andreia Martins, relata que algumas crianças convivem com a realidade das drogas na família ou com vizinhos e o concurso é extremamente importante por tratar do assunto desde cedo nas escolas. “Esse projeto leva os alunos a se tornarem críticos se apropriando de habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Procurei não interferir em suas ideias, apenas ofereci dicas, além disso, muitos alunos fizeram uma grande interação com os pais, levando os trabalhos para fazerem em casa ou, até mesmo, prontos para conversar sobre o tema”, explica a professora.

O 1º Concurso Cultural de Desenho: Criar e Prevenir está dividido em cinco categorias e cada uma equivale a um ano do Ensino Fundamental I. Os três alunos vencedores de cada categoria ganharão um kit surpresa preparado pelo Departamento de Políticas sobre Drogas.

Criado em 2013 pela atual administração, o Departamento de Políticas sobre Drogas trabalha em três frentes: prevenção, combate e reinserção social de ex-usuários e já se tornou referência nacional no combate e prevenção às drogas. O concurso de desenho é destaque na CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e, mais uma vez, a confederação aponta que Guarapuava é um exemplo a ser seguido. “A CNM valoriza esse tipo de iniciativa e acredita que a prevenção é uma forte maneira de combate às drogas”, destaca a CNM em seu site oficial. A matéria pode ser conferida na íntegra no endereço: http://www.crack.cnm.org.br/crack/noticia.asp?iId=29931



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet