Prefeitura Municipal de Guarapuava
LAB e UTFPR lançam projeto de inovação que liga a universidade à indústria  
tecnolink (4)

O LAB (Laboratório de Ideias) da Prefeitura de Guarapuava mais uma vez inova. Agora, em parceria com a UTFPR Guarapuava e o apoio do Sebrae, Casa da Indústria e Sindusmadeira, lançou o projeto Tecnolink esta semana. O objetivo da iniciativa é colocar a comunidade acadêmica em contato com a indústria para que sejam desenvolvidas novas tecnologias, produtos e soluções para problemas do setor produtivo.

“Hoje em dia temos muitos acadêmicos com ótimas ideias, mas sem a experiência e contato com as empresas para colocar em prática. É aí que o Tecnolink entra, conectando o mercado com ambientes educacionais e promovendo a criação coletiva e a inovação aberta. Queremos fazer de Guarapuava um celeiro de inovação e também diversificar a matriz econômica da região através da exportação de tecnologias de ponta”, destacou o diretor do LAB, Andy Troc.

Segundo a diretora de pesquisa e pós-graduação da UTFPR Guarapuava, Viviane Teleginski Mazur, estarão envolvidos no Tecnolink alunos dos cursos de engenharia mecânica e civil, tecnologia em manutenção industrial e sistema para internet, egressos, professores e colaboradores da universidade. “O projeto também vai ser fundamental para a elaboração de pesquisas científicas com foco em soluções práticas para as indústrias. Teremos a oportunidade de dar uma maior visibilidade a esses trabalhos e contribuir com o setor produtivo na aquisição de conhecimento”, frisou Viviane.

Na fase piloto, o Tecnolink será focado no setor madeireiro e terá três etapas até o final de 2018. A primeira será focada no contato com empresários e técnicos das empresas para a elaboração de uma lista de problemas ou oportunidades presentes no mercado. Posteriormente os alunos receberão capacitação através de minicursos e oficinas e também orientação de uma rede de mentores com experiência de mercado. Os projetos e soluções serão apresentados à empresários, investidores e técnicos no Forec (Fórum Empresarial e Comunitário), da UTFPR. E por fim, as ideias com potencial de aplicação poderão receber investimento ou apoio para a implementação na indústria ou gerar TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e artigos científicos.

“Após concluirmos a primeira edição do projeto, vamos estudar a viabilidade de realizá-lo em outras universidades e faculdades de Guarapuava, explorando também outros setores, como por exemplo, o agronegócio, que é um importante protagonista na economia local e um campo fértil para o surgimento de novas tecnologias”, acrescentou Andy.  Os interessados em participar do Tecnolink já podem fazer a inscrição até o dia 6 de julho através deste link.

Fotos: assessoria UTFPR

Publicado em: 28/06/2018

tecnolink (2)



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet