Prefeitura Municipal de Guarapuava
IV edição do Maackmatica apresentou a importância da matemática nas profissões
maackmatica (38)

Já pensou em fazer uma receita de bolo, torta ou qualquer outro alimento sem calcular quantidade correta dos ingredientes? Sem a matemática isso seria quase impossível. Com o objetivo de mostrar a importância dessa disciplina em atividades do dia a dia, como cozinhar, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nesta quinta-feira (03), em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, a IV edição do Maackmatica. Cerca de 70 alunos da Escola Municipal do Campo Professor Maack participaram do projeto que reafirmou a matemática como uma ferramenta primordial na realização de diversas profissões, incluindo a de chefe de cozinha.

“Nosso maior objetivo é proporcionar para os alunos do campo, as mesmas experiências das crianças que vivem no meio urbano de Guarapuava. O Maackmática é mais um projeto de sucesso que a Secretaria de Educação desenvolveu e que vem se destacando a cada ano. Nesta edição foi possível aproximar os alunos as mais diversas profissões que estão presentes no cotidiano. Com essas experiências, as crianças ficam sabendo desde pequena que os cálculos são essenciais para qualquer atividade, estimulando as mesmas a estudar e entender ainda mais em sala de aula o quão a matemática é importante para as pessoas. Ficamos muito contentes em ver que os alunos das escolas municipais tem essa oportunidade de conhecimento e vivência”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, o tema deste ano foi Os Números Governam o Mundo. “Nos deparamos diariamente em nossas profissões com situações em que é primordial o uso da matemática. Nesta edição do Maackmática tivemos a intenção de aproximar os alunos de alguns trabalhos que usam o cálculo, como é o caso da engenharia, gastronomia, enfermagem, nutrição, entre outras. Durante as atividades foi possível inserir as crianças em algumas experiências orientadas para que as mesmas pudessem na prática aprender alguns truques das profissões que só são possíveis com a matemática. Foi uma atividade completa que incentivou ainda mais o alunos a gostar dessa disciplina tão importante para nossa vida”, enfatizou Doraci.

A aluna Estefani de Lima, 14 anos, aprendeu a separar as medidas corretas para fazer a maionese de leite. “Hoje, eu aprendi que para fazer a maionese é necessário medir corretamente os ingredientes para não sobrar e nem faltar nada. Separamos a quantidade certa de leite, óleo, sal, pimenta e manjericão, tudo para que a maionese ficasse saborosa. Fizemos tudo isso com a ajuda da matemática, pois a quantidade certa dos ingredientes foi muito importante para que ela ficasse pronta para comer. Gostei da experiência, pois me incentivou a fazer futuramente uma faculdade de gastronomia”, contou a aluna.

O evento teve a participação da APAE, UTFPR e das faculdades Campo Real, Guarapuava e Guairacá.

Postado em: 03/05/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet