Inverno Gastronômico 2019 é lançado em Guarapuava

12/06/2019

Este é o ano da gastronomia no Paraná. E claro que Guarapuava não ficará de fora, por isso, nos dias 12, 13 e 14 de julho, acontecerá o Festival de Inverno Gastronômico, no Parque do Lago. O lançamento da edição 2019 do evento ocorreu na noite dessa terça-feira (11), na Faculdade Guairacá. “Queremos tornar esses pratos opções reconhecidas para os turistas que visitam Guarapuava. Tenho certeza que em poucos anos nossa cidade será reconhecida pelo potencial turístico e gastronômico”, ressaltou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

O Festival de Inverno Gastronômico 2019 terá diversas atrações, entre elas a apresentação do melhor da gastronomia típica da região com 16 pratos; 30 rótulos de cervejas artesanais produzidas em Guarapuava, integrando a 1º edição do festival de cervejas artesanais; Arena Gastronômica com chefs ministrando aulas show e workshops; além da 7ª Feira Regional da Agroindústria e das diversas atrações culturais. “Vamos oferecer para Guarapuava, um momento especial, de sabores diversos que certamente trarão grande alegria para todos”, afirmou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

Nesta edição os pratos trarão consigo a origem e história. A proposta vem ao encontro da essência do festival: trazer o contexto de Guarapuava junto ao prato apresentado. O chef Guilherme Romani apresentará um prato composto por alguns dos principais ingredientes da região: pernil de porco, mandioca, bala de banana e cevada. “Esse ano eu quis fazer um prato com mais cara de Guarapuava. A proposta do evento de pedir essa característica de produto regional faz com que as pessoas de fora experimentem o prato e se identifiquem com o local”, afirmou o chef, que ficou em terceiro lugar na edição passada do evento.

Para enriquecer ainda mais o Inverno Gastronômico, a Prefeitura de Guarapuava conta com a parceria da Emater, Sebrae, Faculdade Guairacá, Superpão, Cresol, Imobiliária Prestes, American Club, Energisa, Alimentos Herança, Erva Mate Verdelândia e Pérola do Oeste.

Também estiveram no lançamento o diretor da Faculdade Guiracá, professor Juarez Matias Soares, coordenadora regional da Emater, Gilca Ferreira, consultora do Sebrae, Márcia Beatriz da Silva, secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst; e os vereadores Danilo Dominico e Márcio Carneiro.

Conheça os pratos que estarão disponíveis no Festival de Inverno Gastronômico 2019:

Bolinho de charque – Martha Bucco Scramosin – Candói

Caldo Maneco de feijão – Grupo Escoteiros Manoel Ribas – Guarapuava

Porco descendo a bananeira – Guilherme Romani – Guarapuava

Prato do João – Márcia Mendes de Lima – Cantagalo

Frango caipira com polenta – Agroindústria Zorzi – Guarapuava

Pirogue ao molho ragu com pinhão e linguiça – Renato Gabriel de Lima – Guarapuava

Escondido de Barreado – Tales Pacheco – Guarapuava

Costelinha suína assada com molho barbecue e batata rústica – Fernando Steinmetz – Guarapuava

Tabla Herança – Jean Medeiros – Guarapuava

Arroz caldoso de costela – Robson Borshoski – Guarapuava

Polenta Brustolada – Jussara Araújo – Guarapuava