Prefeitura Municipal de Guarapuava
Inauguração de casa abrigo integra programação do mês da mulher em Guarapuava
Logo_Gestão_Cesar_Filho

A Secretaria de Políticas para as Mulheres abre, nesta quinta-feira (05), uma série de ações alusivas ao mês da mulher em Guarapuava. A entrega oficial da casa abrigo à comunidade, que terá estrutura para abrigar até 15 mulheres ameaçadas de morte, integra a programação. “Nossa programação é extensa e busca conciliar eventos de formação, conscientização, mobilização artística, práticas esportivas e concretização de políticas públicas”, enumera a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.

Sobre a Casa Abrigo, Eva explica que um convênio com o Governo Federal garantiu recursos para a viabilização. “Recebemos verba para o aluguel, dois veículos e mobílias. Esta é uma reivindicação antiga dos movimentos de mulheres da cidade que agora se torna política pública”, reforça a secretária. “Março é o mês que se evidencia a luta das mulheres. Em Guarapuava é motivo de orgulho efetivarmos tantas políticas para as mulheres, especialmente a casa abrigo que é uma necessidade para a região central do Paraná. Havia um vazio no abrigamento de mulheres em nossa região”, comemora.

O primeiro evento da programação é uma reunião com as entidades integrantes da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher de Guarapuava para a apresentação da nova delegada da Mulher, Tany Razera, e da estrutura da delegacia para o atendimento às vítimas de violência da região. No Dia Internacional da Mulher (08), será desenvolvida uma ação artística no Parque do Lago, com distribuição de materiais sobre violência doméstica, assédio sexual e saúde. Além disso, as mulheres poderão caracterizar-se com fantasias de grandes mulheres da história como Frida Kahlo, Coco Chanel e Maria Bonita e levar a foto como lembrança.

Além disso, a equipe da  secretaria também vai reunir-se com diversos segmentos, entre eles mães da Pastoral da Criança, agricultoras e quilombolas, além de promover cursos de capacitação e formação, como uma oficina de marketing e design para as artesãs do Projeto Orquídea. Também terá início a segunda turma do curso de extensão “Promoção à autonomia e empoderamento das mulheres”, em parceria com o Governo Federal e a Unicentro.

Programação

Dia 05 – Apresentação da delegada da Mulher e conversa sobre os desafios em Guarapuava

Local: Secretaria de Políticas para as  Mulheres

Horário: 9h

 

Dia 08 – Ação “Elas transformam o seu olhar” –  Distribuição de panfletos e fotos de grandes mulheres

Local: Parque do Lago

Horário: 15h às 18h

 

Dia 12 – Celebração da Vida da Pastoral da Criança

Local: Salão da Paróquia São Pedro e São Paulo – Xarquinho

Horário: 14h

 

Dia 15 – 3ª Corrida da Mulher

Largada em frente ao Superpão Hiper (avenida Moacir Julio Silvestri)

Concentração: 8h30/ saída: 9h

 

Dias 19 e 20 – Oficina de marketing e design para as artesãs voluntárias do Projeto Orquídea

Local: LAB – Casa do Imigrante

Horário: 13h30 às 17h

Dia 20 – Oficina no V Encontro das Mulheres agricultoras de Pinhão

Local: Faxinal do Céu – Pinhão

Horário: 13h

 

Dia 24 – Início do Curso de Extensão “Promoção à autonomia e empoderamento das mulheres” – Turma II –  para professores da rede municipal de ensino

Local: Faculdade Guairacá

Horário: 8 às 12h

 

Dia 27 – Tarde das mulheres do Paiol de Telha

Local: Invernada Paiol de Telha

Horário: 14h

 

Dia 31 –  Entrega oficial da Casa Abrigo à Guarapuava

Local: Sala de Reuniões do gabinete do prefeito

Horário: 14h



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet