Prefeitura Municipal de Guarapuava
Inauguração da Araupel é uma das celebrações no dia do aniversário de Guarapuava
araupel (26)

Para comemorar 196 anos de histórias e conquistas, Guarapuava ganhou um grande presente: a instalação da madeireira Araupel, em solo guarapuavano. “Nossa cidade vive um dos melhores anos da sua história, pois foram muitas conquistas históricas em todos os segmentos. Esses 196 anos não poderiam ser comemorados de uma melhor forma, pois hoje concretizamos mais um sonho. Assim como a Araupel, nossa cidade foi contemplada por muitas outras obras importantes, como o Hospital Regional, Centro de Especialidades, campus da UTFPR, curso de odontologia, medicina entre outras conquistas. Estamos fechando este ano com chave de ouro. A Araupel é um excepcional presente para Guarapuava porque antes toda madeira cultivada aqui gerava emprego e renda em outras cidade, agora podermos fazer tudo em nossa cidade. Com isso temos mais oportunidades e empregos para os guarapuavanos”, enalteceu o prefeito Cesar Silvestri Filho durante a inauguração da Araupel, na manhã desta quarta-feira (09).

A Araupel hoje é uma empresa de atuação global, com atividades voltadas para os setores de reflorestamento e beneficiamento de produtos de alto valor em madeira. Em Guarapuava, a sede da indústria vai gerar mais de 700 empregos diretos e indiretos, com 95% da mão de obra local. “Estamos celebrando hoje o trabalho porque a união de sonho e trabalho é a mola propulsora para as grandes conquistas. Assim como a cidade, hoje estamos comemorando e realizando mais um sonho. Guarapuava foi uma feliz escolha, pois as condições da cidade, seja na infraestrutura, saúde, educação ou mobilidade nos proporcionam mais uma chance de continuarmos crescendo. Estamos nos sentindo em casa, pois temos a confirmação de que fizemos a escolha certa. Nossa intenção é crescer junto com Guarapuava e escrever essa história de parceria no futuro”, ressaltou o diretor administrativo da Araupel, Tarso Giacomet.

Produção da Araupel em Guarapuava

Já na próxima semana, a Araupel inicia os primeiros testes nas máquinas para dar início à produção. A expectativa é que no primeiro semestre de 2016 a empresa trabalhe com 50% da capacidade de produção, envolvendo 210 funcionários em turnos para fins de adaptação.  Já no segundo semestre, a produção começa a todo vapor, atingindo sua capacidade máxima, serão ao todo 420 funcionários trabalhando em dois turnos dentro da empresa.

De acordo com Tarso Giacomet, 100% da matéria-prima usada na produção das molduras, painéis, componentes de móveis, portas e escadas é local, oriunda de cidades alocadas em um raio de 150km da Araupel Guarapuava. “Vamos valorizar todo o potencial de Guarapuava que é uma grande produtora de madeira de reflorestamento, já que nosso principal negócio é transformar florestas auto sustentáveis em componentes com valor agregado para a indústria mundial da construção e moveleira”, comenta.

Mensalmente serão utilizados cerca de 30 mil toneladas de toras de madeira, resultando, em média, na produção de 120 containers lotados com o produto final para exportação para o mercado europeu e norte-americano. Atualmente, a Araupel é responsável pela fabricação de 10% da produção brasileira de molduras e painéis de madeira.

As estruturas da indústria também estão ligadas às boas práticas ambientais, seja no aproveitamento da água, ou na luminosidade dos barracões, métodos que economizarão energia. Além disso, a Araupel também possui um plano de expansão em cinco anos. “A sede da Araupel em Guarapuava tem o principal objetivo de ampliar nossa produção e, se tudo sair como o esperado, em cinco anos já poderemos expandir nossos negócios”, finaliza o diretor Tarso Giacomet.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet