I Aberto Internacional de Xadrez reafirma Guarapuava como referência na modalidade

13/08/2019

Reunindo grandes enxadristas da América Latina, o I Aberto Internacional de Xadrez terminou nesse domingo (11), com mais de 50 competidores na Sociedade Atalaia, em Guarapuava. Durante o fim de semana, as competições foram divididas em duas modalidades: rápida e blitz. As disputas no sábado (10) colocaram em primeiro lugar o brasileiro Roberto Molina, que veio de Minas Gerais para Guarapuava pela fama positiva dos torneios paranaenses. “Meu gosto pelo esporte começou aos sete anos. Aprendi com meus pais e desde então, sou muito grato ao xadrez. Sempre ouvi que os torneios do Paraná têm um grau de excelência, não esperava por este prêmio, estou muito feliz”, declarou o campeão.

No domingo (11), o vencedor foi o mestre argentino do xadrez, Sandro Mareco, que se destacou nas partidas de cinco minutos, da categoria blitz. “Eu joguei os dois torneios e o blitz é interessante. Acho que é o melhor rápido que teve esse ano aqui no Brasil”, elogiou. Para o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, o sucesso do campeonato mostrou o resultado de um investimento no esporte local. “Estamos promovendo o xadrez em Guarapuava há dois anos por meio da Escola de Campeões, e mostramos que temos essa capacidade de retornar a ser um centro do esporte. Além de um campeão brasileiro, tivemos também um guarapuavano entre os 10 melhores durante toda a competição”, avaliou o secretário.

Trazendo orgulho para o município, Eduardo Dotorivo de Sousa, recebeu destaque na categoria de melhor guarapuavano. Para ele, a competição trouxe a lembrança do Torneio Mundial de Xadrez em Guarapuava, organizado pelo homenageado nesta edição, o enxadrista Hermes Kaminski. “Quando Guarapuava foi sede do Torneio Mundial eu fui prestigiar! Eu já participei de 19 torneios e ter um evento na nossa cidade, com este nível, deu para melhorar muito a performance”, afirmou o ganhador.

Além dos mestres, todas as idades puderam se enfrentar nos tabuleiros. A entrega dos prêmios foi marcada pela presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, juntamente com a família Kaminski, o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, o árbitro internacional, Uvencio Hernández, e o diretor do torneio, Cesar Souza. Com as expectativas da competição superadas, estão surgindo novos planos para o desenvolvimento do esporte na cidade. “A partir desse torneio estamos prospectando uma equipe forte para os Jogos Abertos, através dos destaques vistos aqui. Vamos resgatar os talentos que já temos, podendo incentivar novos também”, destacou o secretário.

Simultaneamente ao torneio, o Circuito Sesc realizou uma etapa escolar com 224 participantes, alcançando sucesso no maior número de participantes do Paraná. Em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, a realização do evento teve como parceiros, o Centro de Excelência de Xadrez, apoio da família Kaminski, Governo do Estado do Paraná, da Federação de Xadrez do Paraná, Sesc-PR e EB Edições.

Confira os vencedores de cada categoria:

Torneio Rápido – Classificação Geral

1° lugar: Roberto Molina