Prefeitura Municipal de Guarapuava
Guarapuavanos participam de cursos de capacitação do projeto Escola Móvel
escolamovel (20)

O projeto que percorre diversas cidades do Paraná oferecendo cursos de qualificação profissional já está em andamento em Guarapuava. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o projeto Escola Móvel reúne contêineres e carretas que foram transformados em sala de aula para oferecer cursos aos guarapuavanos, na Praça Cleve. “Esses cursos são capacitações para o mercado de trabalho para pessoas que não conseguem arcar com esse investimento. Nosso objetivo é oferecer aos participantes uma condição autônoma, para que possam desenvolver alguma atividade com a formação e melhorar a renda mensal”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

Nessa primeira etapa, os cursos de manutenção de motocicleta, confecção e panificação estão em andamento. Rosana de Oliveira, de 38 anos, está desempregada e participa agora do curso de manutenção e motocicleta. “Tenho certeza que vai agregar muito no meu currículo. Estou aqui também para representar as mulheres, mostrar que podemos atuar em qualquer área. O curso está me ensinando muito. Além de aprender a arrumar minha própria moto, posso encontrar um emprego na área”, contou a participante. Para a costureira, Acilda de Almeida Ortiz, que está acompanhando as aulas de confecção, a participação é uma oportunidade valiosa. “Temos que aproveitar a profissionalização porque ela abre portas, oferece novas oportunidades, principalmente para quem não consegue trabalhar fora”, afirmou Acilda.

Segundo a coordenadora de educação Sesi/Senai de Guarapuava, Noeli Aparecida Silva Campos, os cursos são ofertados para turmas nos períodos da tarde e da noite. “Durante estes cursos que estão em andamento temos um colaborador para realizar inscrições nas demais qualificações que ainda possuem vagas disponíveis”, afirmou. O projeto conta com a oferta de cursos até novembro deste ano e beneficiará mais de 450 alunos. Gratuitamente, eles terão estrutura e acesso ao material para realização das atividades.

Podem participar gratuitamente famílias de Guarapuava integradas aos programas Bolsa-Família, CadÚnico (Cadastro Único) e espaços de atendimento social (Cras, Creas, Fundação Proteger, Associação Canaã e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres).

Publicado em: 01/08/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet