Guarapuava sedia fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

30/07/2014

No próximo sábado (02), no Ginásio Joaquim Prestes, acontece a fase regional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). Realizado pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Prefeitura de Guarapuava, o evento vai reunir cerca de duas mil pessoas de sete cidades. A entrada será gratuita e a competição inicia às 8h30.

A OBR tem como objetivo incentivar o interesse sobre a robótica entre os jovens, aliando educação e tecnologia de forma a fomentar o desenvolvimento desse setor em todo o país.  De acordo com o coordenador local do evento, Fabio Primak, a robótica vem ganhando cada vez mais adeptos em Guarapuava. “O Brasil de modo geral ainda precisa se desenvolver muito nessa área quando comparado a outros países, porém eventos como esse reforçam a importância do setor e mostram que ele está crescendo”, relata.

Guarapuava participa pela segunda vez da olimpíada e busca repetir o bom desempenho de 2013. “Ano passado fomos campeões paranaenses e ficamos entre as dez melhores equipes do Brasil. Agora, com mais experiência, pretendemos melhorar nossos resultados”, relata Primak. O coordenador também aponta que o convite para que o município sediasse a etapa aconteceu devido a esse bom desempenho. “Vamos participar com 32 equipes e estou confiante que podemos estar entre os melhores novamente”, completa. Jovens com idade entre 10 e 18 anos vão competir em duas categorias, uma para ensino fundamental e outra para ensino médio e técnico.