Prefeitura Municipal de Guarapuava
Guarapuava se destaca ao sediar e conquistar o troféu de campeão geral do Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas
5

O final de semana foi de muita alegria para a Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetim e para os guarapuavanos que foram ao Ginásio Joaquim Prestes prestigiar as apresentações da 24ª edição do Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas. Neste domingo (28), a Banda Municipal ficou em 1º lugar na categoria Banda Musical Concerto Sênior e também recebeu o troféu Mecenas Gleibson Moreira da Silva pelo 1º lugar geral. No sábado (27), os integrantes já haviam conquistado o ouro na categoria Banda Sinfônica Juvenil. A plateia se emocionou, aplaudiu em pé e mais uma vez deu um show de incentivo à cultura musical, assistindo e apreciando a diversidade de sons e estilos das apresentações de outras bandas do Paraná.

A Banda Jovem de Guarapuava vem escrevendo sua história há mais de 37 anos e, desde 2013, o incentivo da gestão municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, tem feito  a diferença, onde esforço e dedicação fazem parte da rotina e da vida dos jovens integrantes.  A professora da rede municipal, Andréia Turkot, seu esposo e suas duas filhas, não economizaram elogios às apresentações. “Gostamos muito, somos fãs de música, e de tudo que traga benefícios culturais para nossa cidade. Estamos encantados com tantas coisas bonitas, tanta perfeição e empenho de cada grupo. Todas estão lindos, mas a nossa banda é maravilhosa, e merecem a conquista”, salienta Andréia. Desde a concentração, 23 jurados avaliaram minuciosamente vários critérios, observando os uniformes, equipamentos, postura, entre outros detalhes.

O adolescente de 14 anos, Stephanno Skuareki está na banda há dois anos. Ele toca trompete e tem um ingrediente a mais para se manter focado. “Ele ama a banda e o que faz. Vê-lo estudando e se dedicando, é gratificante. Ele sempre foi uma pessoa disciplinada, com um gosto musical, que está sendo aprimorando na banda”, diz o pai do menino, José Luiz Skuareki. Mesmo sentimento compartilhado com o Anderson Freitas, seu filho de 12 anos que toca percussão na banda. “Desde os 4 anos ele é apaixonado por instrumentos, e a banda está sendo um incentivo a mais que continue na música. Onde ele está, suas irmãs, eu e minha esposa estamos juntos, seja qual for o resultado, mas sempre torcendo para a vitória, porque eles merecem, são horas de estudo, ensaios e muita dedicação”, comenta emocionado.

De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, José Carlos Gonçalves, o campeonato superou as expectativas. “Quando falamos em trazer esse projeto para Guarapuava, já imaginávamos que seria um grande evento, porque o município, além possuir belas paisagens naturais, tem um povo extremamente educado e recebe muito bem as pessoas de fora, além que a administração pública daqui demonstrou competência e comprometida com o evento”, destaca o presidente, que se encantou com a apresentação da Fanfarra Municipal Josoel de Freitas, responsável pela abertura na manhã de domingo. “Seu Josoel, conhecido como Tuto, está de parabéns pela fanfarra e por ser um grande homem, fazendo parte da história musical do município”, salienta Gonçalves durante a homenagem que fez ao guarapuavano e seus filhos. Também prestigiaram o evento os secretários municipais de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, de Esporte e Recreação, Celso Góes, e de Agricultura Itacir Vezzaro, e o vereador Airson Horst. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet