Notícias

Guarapuava representa o Sul do Brasil em evento do Ministério do Meio Ambiente em Brasília

29/04/2016

Mais uma vez Guarapuava é reconhecida pelos projetos desenvolvidos nas secretarias municipais. Desta vez, quem encheu a cidade de orgulho foi a Secretaria do Meio Ambiente. Ontem e hoje (28 e 29), o município representou a região Sul do Brasil no intercâmbio nacional de projetos de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, promovido pelo Departamento de Educação Ambiental do MMA (Ministério do Meio Ambiente) em parceria com o FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente). O objetivo do encontro foi mostrar o andamento dessas ações em cada região para os gestores MMA, que avaliaram os programas em execução, identificando oportunidades e melhorias em cada projeto em andamento. “Saber que nosso município está representando o sul do país é mais um reconhecimento de que o trabalho que nossa secretaria vem realizando é, além de sério, competitivo e muito eficiente”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Participaram do intercâmbio em Brasília nove regiões: Mato Grosso (2); Minas Gerais (2); São Paulo (2); Bahia (2); Ceará (1); Região Sul (1), representada por Guarapuava. “O intercâmbio de projetos é um momento onde os coordenadores técnicos fazem a troca de experiência e compartilhamento de ideias. Agora, o município de Guarapuava inicia a execução das próximas metas do projeto, que é a implantação da Campanha de Educação Ambiental e dos Projetos Comunitários na área rural”, enfatizou a diretora do departamento de projetos e coordenadora do Projeto Semeando Saberes, Selba Regina Peres Lopes, que representou Guarapuava no evento.

O município de Guarapuava foi contemplado via edital do FNMA, para a formação de agentes populares de educação ambiental que ajudam a disseminar práticas sustentáveis na agricultura familiar. Por meio da adoção de práticas produtivas sustentáveis e tecnologias sociais, o projeto Semeando Saberes, executado em Guarapuava, já cumpriu a primeira das três etapas previstas, com a presença de 166 pessoas, participando de reuniões nas comunidades, elaboração de material didático e de educomunicação, seminário e oficinas participativas. Além disso, a perspectiva do projeto é envolver novas gerações, garantindo a permanência de jovens no campo com uma participação mais ativa em busca da transformação socioambiental no meio rural.