Prefeitura Municipal de Guarapuava
Guarapuava promove a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
conferencia (18)

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realiza, nesta terça-feira (09), a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, o objetivo é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as metas para a implantação das políticas da pessoa com deficiência no município, além de eleger os conselheiros municipais não governamentais e os delegados para a IV Conferência Estadual.

Dentro dos assuntos discutidos, estão os temas de identidade de gênero e raça (diversidade sexual e geracional); órgãos gestores e de instâncias de participação social e interação entre os poderes federados. Cerca de 200 inscritos entre conselheiros, representantes de entidades, alunos e ouvintes participam do evento. “Toda a administração municipal tem a preocupação com o ser humano e com a vida, por isso a realização de uma conferência como essa é muito relevante. A conversa e debate dos assuntos são importantes para desenvolvermos políticas públicas e adequar qualidade de vida para esse povo”, comenta a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane De Carli, destaca o valor da conscientização sobre o tema proposto pela conferência. “Nosso maior objetivo é sensibilizar a comunidade e debater as políticas públicas para integrar mais saúde, educação e oportunidades para as pessoas com deficiência”, exalta. “A importância da reflexão dos assuntos aqui discutidos é o início para que os projetos possam ser colocados em prática e se tornem realidade. Todo cidadão deve ter a consciência dos direitos assegurados da pessoa com deficiência”, destaca a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Jeane Ramos Silvério. Também estiveram no evento os secretários Executivo, Edony Klüber, e de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Logo pela manhã, aconteceu uma palestra ministrada pela professora da Unicentro, Eglecy do Rocio Lippmann, trazendo para discussão assuntos dos direitos do cidadão com deficiência. A conferência prossegue até o final da tarde no salão nobre da Faculdade Campo Real, onde ainda serão realizados trabalhos em grupos e a eleição dos delegados.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet