Prefeitura Municipal de Guarapuava
Guarapuava integra a 13ª Semana dos Museus
Semana dos museus (centro de artes) (9)

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal Visconde de Guarapuava, a Casa Benjamin Teixeira e o Museu Histórico de Entre Rios estão participando da 13ª Semana dos Museus, que teve início nesta segunda-feira (18). O evento é promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava. Em 2015, o tema é Museus para uma sociedade sustentável. De acordo com a coordenadora do Museu Visconde de Guarapuava, Patrícia Danguy, a iniciativa aproxima os assuntos culturais e a população. “Nas exposições, cada museu do município busca retratar um tema acerca de sociedade sustentável, recapitulando a história através de objetos e fotografias, discutindo a atualidade, relembrando”.

O Museu Visconde, que fica ao lado da Praça 9 de Dezembro, aborda o tema Guarapuava: dos chafarizes à água tratada. A exposição traz um resgate histórico com objetos como filtros de barro, cântaros e outros utensílios utilizados pelas famílias nos primórdios do município. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, até 29 de maio, das 8 às 11h30 e das 13h às 17h30. As escolas podem agendar pelo telefone (42) 3626-2426.

A Casa Benjamin Teixeira está expondo a Evolução do Trânsito em Guarapuava, no Centro Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, que fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro, ao lado da Catedral. A mostra, que segue até o próximo dia 30, recapitula as diversas fases das vias de transporte da cidade. A exposição também configura aspectos do deslocamento urbano de hoje. De acordo com a professora Áurea Luz, a mostra foi elaborada pensando em levar orientação histórica e educativa principalmente aos alunos das escolas de Guarapuava. “Além de mostrar a trajetória das estradas, ferrovias, desenvolvimento das ruas do município, aproveitamos a Semana dos Museus para inserir uma palestra que ensina sinalização de trânsito para as crianças”, explica. As visitas podem ser feitas das 9 às 16h. Os agendamentos estão acontecendo pelo telefone do Centro de Artes: (42) 3623-1306.

O Museu Histórico de Entre Rios, localizado na avenida Michael Moor, 957, Colônia Vitória, vai estar com a exposição História dos Suábios, traçando um panorama dos imigrantes alemães desde 1680, na chegada ao Brasil, o desenvolvimento em Guarapuava, contribuição para o município, até a atualidade. As visitas podem ser feitas das 8 às 11h e das 13 às 17h. O telefone para agendamentos é (42) 3625-8316.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet