Prefeitura Municipal de Guarapuava
Guarapuava Empreendedora nos Bairros inicia no Primavera
Gpuava empreendedora noos bairros (2)

Durante a tarde do último sábado (22), o bairro Primavera foi escolhido para receber a primeira edição do Guarapuava Empreendedora nos Bairros. O evento apresentou os serviços da Prefeitura de Guarapuava que incentivam a profissionalização de negócios e oferece ferramentas de crescimento e formalização de empreendedores, com cursos, palestras, abertura de novos empreendimentos e facilitação do acesso ao crédito. O encontro foi realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, através da Agência do Empreendedor, em parceria com Secretaria de Assistência Social, com projeto Tecendo Amor e o Sebrae.

“Em um ano de existência da Agência do Empreendedor, este é o primeiro evento realizado nos bairros pensando na realidade do local. Nosso objetivo é falar diretamente com as pessoas que trabalham aqui e já são micro empreendedores, mobilizando-as para que se formalizem e assim possam aproveitar os benefícios de crescimento e desenvolvimento dos empreendimentos formais”, esclarece a coordenadora do Programa Guarapuava Empreendedora, Ana Cláudia Klosouski, ressaltando que o intuito da Agência do Empreendedor é garantir sustentabilidade aos micro empreendedores incentivando-os a crescer e atingir seus objetivos.

Durante o encontro, aconteceram três palestras sobre “Os Benefícios da Formalização”, com o consultor do Sebrae, Milton Vandressem; “Acesso ao Crédito da Fomento Paraná”, com a agente da Agência do Empreendedor, Vanessa Telma; e “Começar Bem”, com o consultor Sérgio Zarpellon, do Sebrae. Durante as conversas foram repassadas informações técnicas sobre abertura de negócios e enfatizado sobre o comportamento do empreendedor, que começa com a realização de um sonho, por meio da pró-atividade e persistência, como apontou a coordenadora do Projeto Tecendo Amor, Vandeca Bochnek.

A vendedora Crislaine Rosa, 32 anos, soube do evento pela sua mãe Idenir, que já sabia do interesse da filha em ser empresária. Crislaine resolveu participar das palestras para tirar dúvidas em relação a parcerias e saber dos benefícios de ser um MEI (Micro Empreendedora Individual), como isenção da taxa de alvará. “Eu quero trabalhar com venda direta de cosméticos, e por isso vou fazer o meu cadastro de MEI na Agência do Empreendedor da prefeitura. Já tenho esse interesse há bastante tempo por que quero emitir nota fiscal e poder vender para empresas também e antes era complicado ir atrás da burocracia sozinha”, explica.

A artesã Helena Moares de Andrade, 57 anos, participa do Projeto Tecendo Amor no bairro Primavera. Ela disse que já pensou, junto com suas amigas, em abrir uma associação. “Nós trabalhamos com artesanato, mas cada uma em sua casa, fazemos vários trabalhos manuais e cada produz um tipo de material, por isso viemos aqui para entender mais sobre como é abrir um negócio”, conclui. Alessandra Tomacheski, 33 anos, trabalha no setor de varrição da Surg e também participa do Tecendo Amor. “Resolvi participar deste evento porque penso em abrir uma loja de roupas, presentes e artesanatos no Residencial 2000 e agora meu próximo passo vai ser participar das oficinas da Agência do Empreendedor”, conclui.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet