Guarapuava é sede da Fase Regional dos 64º Jogos Escolares do Paraná

26/06/2017

Na última sexta-feira (23), Guarapuava recebeu atletas de oito cidades para participar da Fase Regional dos 64º Jogos Escolares do Paraná. A cerimônia de abertura dos jogos aconteceu no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes e teve como objetivo a confraternização entre os atletas participantes. “Essa é uma disputa saudável que promove a integração entre os atletas das escolas da região, além de incentivar a prática esportiva aos jovens e adolescentes”, enfatizou o vice-prefeito Itacir Vezzaro, que representou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, durante a cerimônia de abertura dos jogos.

Na cerimônia foi destacada a importância do esporte e dos profissionais de educação física nas escolas. “Temos que valorizar os professores de educação física da nossa região. Eles têm a capacidade de educar através do exercício, e consequentemente transformar a sociedade. Os jogos também são a oportunidade de mostrar o que os nossos alunos estão aprendendo em práticas esportivas”, ressalta  o secretário de Esportes, Pablo de Almeida.

O chefe da 10ª Regional da Secretaria do Estado de Esporte e Turismo, Edson Pereira de Andrade, falou da importância do esporte no cotidiano das pessoas e parabenizou o trabalho realizado pela Prefeitura. “Hoje Guarapuava é vista no cenário esportivo. Exemplo disso são os atletas que têm conquistado cada vez mais prêmios e as competições que acontecem aqui. No próximo ano vamos ter o prazer de receber os Jogos Juventude Classe A, e isso só é possível graças ao empenho do nosso Prefeito Cesar Silvestri Filho e dos secretários Pablo de Almeida e Celso Góes”, enfatiza Edson.

A Secretaria de Esportes também preparou uma homenagem para os professores Paulo César Ferraz Neves e Victor Hugo Ossoski, que contribuíram para o desenvolvimento do esporte na cidade e faleceram recentemente. O cantor Leduan Bueno da Silva interpretou a música “Canção da América”, que comoveu o público e os familiares dos professores. “É uma pequena homenagem para os professores que dedicaram suas vidas ao esporte guarapuavano”, completa o secretário Pablo. Para encerrar a abertura, o Studio de Dança Bruna Pacheco e o Grupo Atitude fizeram apresentações que empolgaram o público.

Os Jogos Escolares reúnem aproximadamente 1200 atletas dos municípios de Pinhão, Goioxim, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu, Turvo e Guarapuava. Todos os atletas disputarão as primeiras colocações nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez. As disputas seguem até quarta-feira (28) no Joaquim Prestes, Colégio Visconde de Guarapuava, Sociedade Recreativa Atalaia, Guarapuava Esporte Clube, Colégio Nossa Senhora de Belém, Pista de Atletismo e no Centro de Excelência em Tênis de Mesa.

Publicado em 26/06/2017