Prefeitura Municipal de Guarapuava
Guarapuava é referência nacional em políticas públicas de enfrentamento às drogas
Logo_Gestao_Cesar

Desde 2013, o enfrentamento à dependência química em Guarapuava passou a ter ações efetivas de combate. A criação do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, pioneiro na região, tornou-se referência estadual e exemplo para vários municípios da região. Por meio da Secretaria de Assistência Social, são realizadas inúmeras ações de prevenção e enfrentamento às drogas, além do auxílio às famílias dos dependentes. “Não podemos mais fingir que não estamos vendo, fazer vistas grossas para um problema social que é real em Guarapuava. Precisamos cuidar dos nossos jovens. Eles são os responsáveis pelas nossas conquistas do amanhã”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

E as ações de enfrentamento precursoras no Paraná ganharam espaço na mídia nacional. Em 2014 a revista Veja publicou uma reportagem que reconhece a criação do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas como uma decisão válida e importante, destacando o município de Guarapuava como modelo para todo o Brasil. “Tivemos o reconhecimento e somos exemplo de gestão porque com a criação do departamento estamos informando jovens e adolescentes sobre os fatores de risco em relação aos prejuízos das drogas, além de oferecer um olhar especial às famílias. Hoje em dia estamos conseguindo despertar nas crianças autoestima e valores, fortalecendo o combate na prevenção. Guarapuava está muito bem orientada neste sentido”, ressalta Cesar Filho.

Entre as inúmeras ações realizadas pelo departamento estão as campanhas de prevenção direcionadas para cada faixa etária, como: “Drogas, um caso que exige cuidado, afeto e atenção”, “Fé na Prevenção” e o concurso de desenho infantil “Criar e Prevenir”. Reuniões com jovens das comunidades do município, palestras sobre dependência química, grupos de hip-hop com adolescentes também fazem parte do Programa que ainda oferece aulas de artesanato para as gestantes com o projeto Tecendo Amor, Clube de Idosos, Formando Cidadão, em parceria com a 16º BPM e Pelotão Esperança, com o 26º GAC, entre outros trabalhos desenvolvidos em conjunto com os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

De acordo com a advogada Márcia de Meira, mãe de um jovem beneficiado pelas ações do Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) é extremamente eficiente, uma vez que leva informações a respeito dos perigos da dependência química e estimula a criança a dizer não. “O Proerd previne a criminalidade, porque com apoio da prefeitura, ele é fortalecido nas escolas de Guarapuava. Dessa maneira, os filhos passam a ser protegidos desde a infância, para que no futuro não corram os perigos da dependência química”, conta.

O Departamento de Políticas Públicas Sobre |Drogas conta com o auxílio de educadores, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, além das parcerias com o curso de pós-graduação em Dependência Química da Faculdade Campo Real e RealClin, atuação integrada com Entidades Terapêuticas e outras instituições. De acordo com a secretária de Assistência Social, Eliane de Carli, o processo ocorre em rede, inserindo num mesmo propósito diversos órgãos a fim de concentrar esforços. “A nossa causa une forças por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Educação e de Esportes, além de diversas entidades. É um trabalho descentralizado e não individual”, enfatiza.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet