Prefeitura Municipal de Guarapuava
Guarapuava é o primeiro município do Paraná a formalizar o Coapes
IMG_7953

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Guarapuava assinou o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes) com as instituições de ensino da cidade. “O Coapes é um dispositivo da política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde e da educação para promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional do SUS e para o SUS. Isso significa que com ele conseguiremos garantir acesso do ensino superior e técnico profissionalizante na rede municipal de saúde”, destaca Anderson Fadel, Diretor do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Guarapuava.

No Brasil há somente 19 contratos assinados, aplicados em 32 municípios. “Somos pioneiros no Paraná na formalização do contrato. Este é um aprimoramento na relação entre as instituições de ensino e o poder público municipal, alinhados com as necessidades da população. Nosso objetivo é ter uma relação harmônica e recíproca, onde os profissionais do município possam contribuir significativamente com a formação dos alunos e, em contrapartida, os alunos ajudem no processo de capacitação e qualificação dos profissionais”, afirmou o Prefeito, Cesar Silvestri Filho.

O contrato foi assinado entre a Prefeitura, a Unicentro, Faculdade Campo Real, Faculdade Guairacá, Futura e o colégio Estadual Ana Vanda Bassara, todos com cursos na área da saúde. “Uma das preocupações das instituições de ensino é com a formação humana dos alunos e isso só é adquirido com o estágio. Quando os alunos vão a campo, eles têm contato com os pacientes que necessitam muito da sua ajuda. Todo o conhecimento adquirido ajuda a coletividade e também na melhoria do sistema”, completou o Vice-Reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio.

O Coapes é uma ferramenta muito importante para a população, que terá um atendimento cada vez mais humanizado e feito com mais qualidade. “Com o Coapes, mais um passo é dado para a melhoria da saúde de toda a região. Em breve, esses alunos serão funcionários do sistema de saúde e já estarão familiarizados com as políticas públicas feitas aqui”, finalizou a Secretária de Saúde, Renata Brito Araújo.

O próximo passo para a formalização do Coapes é a constituição do Comitê Gestor Local, onde será possível acompanhar, debater, valorizar e apresentar propostas de ensino e pesquisa. Estavam presentes na solenidade, representantes de todas as instituições de ensino, o presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, que em sua fala enalteceu o trabalho realizado na área da saúde em Guarapuava, Secretários municipais e demais autoridades.

 

Postado em 27/10/2017

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet