Prefeitura Municipal de Guarapuava
Governo do Estado entrega selos de certificação de Tutoria na Atenção Primária à Saúde a cinco UBS de Guarapuava
entrega selo (15)

Um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. A solenidade de entrega de selos de certificação de Tutoria na Atenção Primária à Saúde, referentes às 5ª e 6ª regionais, aconteceu em Guarapuava, na tarde desta sexta-feira (02), na Faculdade Campo Real. Cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Guarapuava receberam selos na modalidade bronze. Foram contempladas as UBS Jordão, Tancredo Neves, Morro Alto, Recanto Feliz e Colibri. A essas se somam as unidades Campo Velho, Xarquinho I, Guará e Araucária, que receberam o selo bronze em 2016.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, a certificação confirma o que vem acontecendo na prática nas unidades de saúde de Guarapuava. “Nós temos um caminho imenso ainda pela frente, muito a melhorar, mas, é claro, que receber um selo como este mostra que avançamos, promovendo a satisfação da população. Esse reconhecimento nos orgulha e serve de inventivo para que sejamos ainda melhores”, destacou o prefeito, agradecendo ao Governo do Estado e da Secretaria de Saúde pelos investimentos em Guarapuava no setor. “Um número importantíssimo que indica a melhoria na qualidade da saúde está no índice de mortalidade infantil. Quando assumimos a administração municipal, a taxa era 19, conseguimos reduzir quase pela metade. Isso é resultado de um esforço coletivo, que inclui toda a equipe  da Saúde. Parabéns a todas as equipes de Guarapuava e região pelo reconhecimento”, acrescentou.

O Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que a concessão dos selos faz parte de um programa inédito do Estado, criado em 2014 para fortalecer a atenção primária e aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados. “É uma maneira de valorizar os profissionais que se empenham diariamente na melhoria das condições de assistência à população. O objetivo é mostrar que é possível oferecer um atendimento digno e resolutivo em todos os municípios. A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”. 

As unidades que ganham o selo participaram da tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária (ApSUS) e foram avaliadas em 105 itens, desde biossegurança até processos de trabalho. “Dedicamos essa conquista para todos os profissionais das equipes da Secretaria de Saúde, pois todos se empenharam para que fosse possível o cumprimento dos itens”, agradeceu a secretária de Saúde, Renata Araújo. “As unidades do Campo Velho, Guará e Araucária, que já são selo bronze, estai inscritas na modalidade prata. A avaliação será em abril e estamos trabalhando para que alcancemos mais este objetivo”, acrescentou a tutora de Saúde em Atenção Primária, Audinéia Martins.

Também participaram do evento o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, deputado estadual Artagão Junior, deputada estadual Cristina Silvestri, deputado estadual Bernardo Carli, vereadora Maria José, representando o Legislativo, chefes das regionais de Saúde, além de prefeitos e secretários municipais de saúde da região.

Postado em: 02/03/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet