Prefeitura Municipal de Guarapuava
Funcionários da rede municipal de ensino participam de formação para brigadistas
brigada escolar (54)

Pela primeira vez, escolas municipais e CMEIs de Guarapuava terão brigadistas escolares. Isso mesmo. As secretarias de Administração e de Educação e Cultura estão promovendo formações para professores, funcionários e diretores das instituições municipais de ensino. Nesta primeira etapa, serão capacitados representantes de 25 escolas municipais e dois CMEIs. Os encontros acontecem na Escola Municipal Hildegard Burjan.

Plano de emergência e evacuação, treinamento de prevenção e ação contra incêndio e primeiros socorros são os temas abordados nesta formação. Todos os profissionais têm aulas teóricas e práticas. Eles aprenderam a manusear mangueiras e extintores e traçar rotas de evacuação em casos de incêndio, além de princípios e materiais utilizados em primeiros socorros. Para deixar a prática mais realista, já foi realizada uma simulação de incêndio, na qual os participantes tiveram que assumir o controle da situação, apagando os diversos focos de incêndio, traçando uma rota de fuga e evacuandoos alunos da escola de maneira segura.

De acordo com o técnico de Segurança no Trabalho, da Prefeitura de Guarapuava, Emmanuel Andrade de Lima, toda a abordagem teórica e prática realizada na Escola Municipal Hildegard Burjan, será repassada para as demais escolas públicas municipais da cidade. “Nós formamos um centro de treinamento na Escola Hidegard, onde realizamos o treinamento. Também iremos em cada escola municipal e CMEI realizar esse treinamento, de uma forma mais direta, assim conseguiremos a maior abrangência da capacitação”, explica. Ao todo, serão 20 horas de formação, prática e teórica, realizadas tanto na Escola Municipal Hildegard quanto no local de trabalho do participante.

A diretora da Escola Hildegard Burjan, Sandra Mara Carvalho Kultz, afirma que esta formação é muito útil e importante para o ambiente escolar. “A implantação das brigadas escolares é muito importante. Nós, que estamos inseridos no ambiente escolar e trabalhamos com crianças, devemos ter uma formação assim, para que tenhamos conhecimento de como nos comportar perante um incêndio e em casos de acidente. As aulas práticas deram mais forças ao aprendizado. Agora, com certeza saberemos como agir em casos assim”, contou a diretora.

A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, ressalta a importância da realização desta formação. “A formação destes brigadistas é mais um passo para a garantia de segurança escolar. Ter profissionais capacitados, formando uma brigada escolar, nos dá a certeza de que nossas crianças estarão mais seguras em casos possíveis ocorrências. Com toda a certeza ficará marcado na história de Guarapuava”, finaliza.

Publicado em: 28/06/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet