Notícias

Formatura integra ações da campanha 16 dias de ativismo contra a violência de gênero

27/11/2015

Na manhã desta sexta-feira (27), no Paço Municipal, a Secretaria de Políticas para as Mulheres realizou a solenidade de formatura das turmas do curso de extensão Autonomia e empoderamento feminino. O prefeito Cesar Silvestri Filho entregou certificados e apontou que a discussão de políticas públicas sobre gênero são fundamentais para uma sociedade justa. “É necessário que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços de poder para termos uma sociedade mais equilibrada. 

Em Guarapuava, conseguimos um grande avanço com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, possibilitando a profissionalização das mulheres e contribuindo na diminuição do número de casos de violência”, evidencia.

Assistentes sociais, psicólogos, acadêmicos e profissionais da educação participaram do curso, que teve encontros semanais durante quatro meses. A doutora em história Rosimeri Moreira, do Laboratório de História Ambiental e Gênero da Unicentro, foi a responsável por ajudar a formar o conteúdo dos encontros, que pautaram, além da história das mulheres e da luta feminista, leis constitucionais e políticas públicas como também a porcentagem de violência. Os participantes serão agentes disseminadores das políticas de igualdade na construção de uma sociedade mais justa com as mulheres e sem violência de gênero. “Nós, mulheres, devemos ser as protagonistas de nossas histórias e não podemos mais nos calar diante de nenhum tipo de violência. É a partir da união de esforços que ajudaremos às mulheres que vivem em situação de violência a transformarem suas vidas. Esse é o papel da nossa secretaria”, enaltece a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.

A professora Juliane Borges Iensen foi uma das 99 pessoas que receberam os certificados. Juliane, que trabalha com o 5° ano da Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio, no bairro Jardim das Américas, caracteriza a formação como essencial para a quebra de preconceitos que acontecem na escola. “Consegui com que meus alunos entendessem a questão de gênero e também qual o papel da escola na superação da violência de gênero”, explica. Já a diretora da Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira, Silvana Proche Rocha, 43, aponta que a formação gerou uma maior conscientização sobre o respeito. “Pudemos instigar os alunos e funcionários a exercitar o respeito às individualidades particulares”, diz.

A formatura integra a programação dos 16 dias de ativismocontra a violência de gênero, que tem a participação de várias entidades. “Empoderar as mulheres significa dizer que nenhuma mulher deve ser submetida a nenhum tipo de violência e submissão masculina. É assim que conseguiremos mudar a cultura machista”, esclarece a psicóloga do Cras Morro Alto, Carine Suder. A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, também participou da solenidade.

 

Próximas atividades

28 nov (sábado) – Blitz pelo fim da violência contra a mulher

Local: Rotatória da XV de Novembro com a rua Raulino G. Cordova (Alto da XV)

Horário: 10h

Mulheres em movimento

Local: Cmei Alto da XV

14h – Roda de conversa com o Coletivo Claudia da Silva

15h – Torneio de Volei

 

 29 nov (domingo) – Tardes Musicais no Parque do Lago

Local: Parque do Lago

Horário: 17h

 

30 nov (segunda) – Visita à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga com as participantes do curso de Eletricista Predial, da Secretaria da Mulher

 

1º dez (terça) – Lançamento do projeto Bem me quer com as jovens gestantes atendidas na UBS Jardim das Américas

Local: Salão da Comunidade São Francisco

Horário: 14h

 

02 dez (quarta) – Assembleia do Conselho da Mulher

Local: OAB

Horário: 8h30

 

03 dez (quinta) – Palestra e orientação sobre os direitos das mulheres com as mães e pais da Apae

Local: Apae

Horário: 9 e 14h

 

04 dez (sexta) – Por que há poucas mulheres na engenharia e tecnologia? – uma reflexão sobre gênero e produção de ciência no Brasil

Local: Colégio Leni Marlene Jacob – bairro Primavera

Horário: 8h20 e 18h45

 

05 dez (sábado) – III Marcha das Vadias

Local: Rua XV de novembro

Horário: 9h