Prefeitura Municipal de Guarapuava
Formação visa melhorar os resultados das escolas municipais na Prova Brasil
formacao prova brasil (1)

Nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), cerca de 140 professores e supervisores das escolas municipais de Guarapuava participam da segunda formação em matemática dos descritores da Prova Brasil. Aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a prova tem por objetivo fornecer informações sobre o ensino nos anos iniciais. “O encontro abrange especificamente professores e supervisores que trabalham com alunos do 5º ano do ensino fundamental. A formação visa preparar os educadores, para que, posteriormente, possam repassar cada situação aos alunos, deixando-os mais aptos para fazer a Prova Brasil”, explica a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Os resultados obtidos na Prova Brasil, somados aos índices de evasão e repetência de cada escola, gera um indicador, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em Guarapuava, o indicador aponta a superação da meta. Em 2011, era 5,2 e, em 2013, passou a registrar 5,8. “Este é o reflexo do trabalho que a secretaria está realizando com o apoio da nova gestão. Vamos continuar desenvolvendo cursos e formações para acrescentar informação aos educadores e posteriormente na educação de todos os alunos guarapuavanos da rede de municipal de ensino”, acrescenta Doraci. 

A formação está sendo ministrada pela mestre especializada em Educação Especial, Ensino da Matemática, Informática e Comunicação na Educação e doutoranda em Letras, Marciana Pelin Kliemann. A supervisora da Escola Municipal Alcindo França Pacheco, Carmen Lúcia Machado, está aproveitando todas as informações. “Aprendemos muitas dinâmicas de ensino, principalmente utilizando materiais manipulativos. Essas formas de ensino atraem a atenção das crianças, fazendo com que elas se dediquem mais aos exercícios e aprendam com mais facilidade. O incentivo de incluir a teoria com a prática também foi muito útil, pois nos instruiu para que possamos repassar o conteúdo com qualidade aos alunos. A secretaria está de parabéns por mais este estímulo à educação”, elogia.

Outras formações

Este mês, a Secretaria de Educação e Cultura realizou ainda uma formação para os professores do 1º ano do Ensino Fundamental, com o tema “Sentido Numérico e Sistema de Numeração”, com o uso de materiais manipulativos e atividades práticas. A aula foi ministrada pelo doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Willian Beline. Já nos dias 16 e 17, os educadores do 2º ano participarão da formação sobre matemática e operações. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet