Prefeitura Municipal de Guarapuava
Formação aborda empreendedorismo para alunos das escolas municipais
formacao empreendedorismo (1)

Começou, nesta quarta-feira (22), uma formação para 56 professores das escolas municipais sobre o programa Jovens Empreendedores. Desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Sebrae, o curso trata do empreendedorismo para crianças com idade entre 5 e 10 anos, do 1º ao 5º anos. A formação, que segue até sexta-feira (24), acontece das 8 às 11h30 e das 13 às 17h, na Unicentro.

De acordo com a representante da Secretaria de Educação e Cultura, Ana Paula Werzel da Rocha, cada ano vai tratar de uma temática. “O objetivo é envolver escola, família e comunidade em projetos que despertem nas crianças o empreendedorismo, criatividade e trabalho em grupo”, especifica. Os alunos dos primeiros anos vão trabalhar com o mundo das ervas; os segundos anos com temperos naturais; já os estudantes dos terceiros anos com oficina de brinquedos; e dos quartos e quintos anos com locadora de produtos e saberes e cores, respectivamente.

Uma das instrutoras é a consultora do Sebrae, Yara Lúcia de Menezes Garcia. Ela destaca que o curso mostra como abordar a educação empreendedora de forma teórica e prática. “Os alunos vão receber uma apostila e desenvolver o projeto durante cerca de três meses. Para o encerramento, será promovida uma feirinha para expor os trabalhos à comunidade”, aponta. Yara completa falando que incentivar o protagonismo juvenil é fundamental para que as crianças saibam desenvolver melhor seus projetos no futuro, através de metas consistentes, planejamento e trabalho em grupo.

A professora do 1º ano da Escola Municipal Professora Carlita Guimarães Pupo e coordenadora do Projeto Mais Educação na Escola Municipal Iná Ribas Carli, Deide Lopes de Paula, é uma das participantes da formação e relata que tratar do assunto pode ser transformador na vida da criança. “A temática é muito interessantes por ser algo novo para trabalhar na escola. Além disso, vai agregar muito para na formação profissional e pessoal de professores e alunos”, salienta a professora, apontando que o empreendedorismo tratado dentro da escola também pode ser aplicado em casa.

Outras formações

O programa Jovens Empreendedores segue até sexta-feira (24) e acontece nas salas 302 e 303, do Bloco Q, na Unicentro. Ainda na universidade, nesta sexta-feira (24), acontece uma formação sobre xadrez, que vai tratar sobre como aplicar a prática na escola. O curso será na sala 147. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), no Sesc, tem formação para os professores de Educação Física das escolas municipais. Todos os encontros acontecem das 8h às 11h30 e das 13 às 17h.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet