Prefeitura Municipal de Guarapuava
Feiras do Produtor Rural oferecem produtos frescos e saudáveis
feiras do produtor rural (8)

No almoço para a família ou jantar para os amigos é indispensável verduras e legumes fresquinhos não é mesmo? Há cinco anos, os guarapuavanos já preparam as refeições com muito mais qualidade. E o motivo, são as Feiras do Produtor Rural espalhadas pela cidade, que vem permitindo a compra desses e de outros produtos direto do produtor. A iniciativa faz parte do Programa Vida Rural da Secretaria Municipal de Agricultura. “As vantagens da feira são em dobro. Por um lado, os pequenos agricultores rurais têm a oportunidade de comercializar sua mercadoria diretamente com os consumidores, e de outro, o cliente pode saber a origem dos alimentos que está comprando e assim, adquirir produtos mais saudáveis”, afirma o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

Atualmente funcionam seis feiras em Guarapuava (Bonsucesso, Santana, Santa Cruz, Primavera, Vila Bela e Vila Carli),  somando 131 produtores que comercializam os mais variados produtos como, legumes, verduras, hortaliças,  embutidos, panificados e até mesmo artesanato, como é o caso de Elaine Isabel Ratusznei, 50 anos. Ela viu na feira uma oportunidade de divulgar o seu trabalho e ainda ganhar um dinheiro extra. “Aqui encontrei uma oportunidade de fazer o que eu gosto e de divulgar meu trabalho. Muitas vezes as pessoas vêm comprar outros produtos, e tomam conhecimento que também vendemos artesanato e então compram” afirma Elaine.

O produtor Edegarde Antonio Valoski, 52 anos, já participa a quatro anos da feira no bairro Vila Bela. Ele comercializa alface, couve, beterraba, rúcula, mandioca, entre outros legumes. Edegarde diz que uma das vantagens da feira é exatamente este contato direto entre cliente e vendedor, o que facilita no recebimento do dinheiro. “Aqui a gente vende e já recebe. O cliente vem, olha o tipo de legume que quer e já paga na hora” comenta. Além de ser uma forma de complementar a renda familiar dos pequenos produtores, a feira ainda permite que os clientes adquiram produtos mais saudáveis. Esse foi o motivo que levou Doralina Nascimento, 66 anos, a comprar nas feiras. “Aqui sabemos que levamos para a casa alimentos mais saudáveis, sem agrotóxicos e outros produtos que fazem mal para a saúde”, diz a aposentada.

 

CRONOGRAMA DAS FEIRAS DO PRODUTOR EM GUARAPUAVA

Terça: Paróquia Sant’Ana, no bairro Santana, das 14h às 18h

Quarta: Paróquia Divino Espírito Santo, da Vila Bela, das 14h às 18h

Quinta: Paróquia São João Bosco, da Vila Carli, das 14h às 18h

Paróquia Santa Cruz, no bairro Santa Cruz, das 14h às 18h

Sexta: Espaço Cidadão da Primavera, das 14h às 18h

Sábado: Escola Municipal Conrado Gonçalves de Oliveira, Bonsucesso, das 8h às 13h

Postado em: 03/08/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet