Prefeitura Municipal de Guarapuava
Feira Solidária: Em dois anos, programa trocou alimentos de 480 famílias
IMG_8272

O dia começa cedinho na lavoura. Entre fileiras de legumes e verduras o casal de agricultor, Delmar e Eliane Nodari escolhem os melhores pés de couves e as melhores aboboras da horta. Depois de colhidos, todos os alimentos são lavados e embalados. Depois de três horas de procedimento, finalmente estão prontos para as famílias que participam do Programa “Feira Solidária”, da Prefeitura de Guarapuava. “Melhor do que ser agricultores, é saber que os alimentos que produzimos em nossa propriedade alimentam diversas famílias carentes de Guarapuava”, disse Eliane. O casal de agricultores participa entregando os alimentos para a feira desde que ela surgiu, há exatos dois anos. Além de ajudar outras famílias da cidade, o casal vê no programa também uma fonte de renda. “Em média conseguimos arrecadar mensalmente R$ 300 reais, que são destinados para pagar água, luz e ainda comprar outros alimentos para as crianças. O programa é simplesmente uma benção para todos nós”, enfatizou Delmar.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Itacir Vezarro, a Feira Solidária é uma extensão do Programa Vida Rural, que oferece assistência técnica para mais de 100 pequenos produtores da região. “O Vida Rural tem como objetivo suprir as necessidades dos produtores rurais com projetos de habitação rural, regularização fundiária e assistência técnica, contribuindo para a diversificação da produção. Incluir a Feira Solidária na iniciativa é uma forma de manter os agricultores no campo, pois gera renda e qualidade de vida”, destacou Itacir.

Atendendo atualmente 13 locais em Guarapuava, a Feira Solidária além de estimular a agricultura familiar tem como objetivo colaborar com o meio ambiente, pois as famílias carentes trocam cinco quilos de lixo reciclável por um quilo de alimentos da agricultura familiar. “Em 2016, atendemos as famílias e recolhemos 540 toneladas de lixos recicláveis como papel, plástico, vidro e pneus, e em troca entregamos 108 toneladas de alimentos frescos”, acrescentou Itacir.  

Nesta sexta-feira (24), a Feira Solidária atendeu 70 famílias do Distrito Entre Rios. Os alimentos recolhidos na horta do casal Nodari, foram para diversas famílias, inclusive a da dona de casa Neuza Maria Gonçalves, 60 anos. “Quando a feira vem até nós, é uma alegria para todos. Hoje, troquei 15 quilos de reciclados por três quilos de alimentos. Com todos esses legumes e verduras vou preparar refeições especiais para as crianças”, explicou Neuza.

A Feira Solidária desenvolve suas ações todas as quintas e sextas-feiras das 14h às 16h. O programa é realizado pelas secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social, além da Carmug (Central de Associações Rurais do Municipio de Guarapuava). “A Feira Solidária é uma iniciativa inteligente, que supre diversas necessidades. Além de garantirmos a aquisição de mantimentos frescos e saudáveis, evitamos que materiais inadequados cheguem aos rios, córregos e galerias pluviais. Nossa gestão sempre se preocupou com os produtores rurais e este programa mostra mais uma vez nossa dedicação incansável na busca da qualidade de vida das famílias guarapuavanas”, ressaltou o Prefeito Cesar Silvestri Filho.

 

Locais de Atendimento da Feira Solidária

Adão Kaminski, Vila Bela, Xarquinho, Boqueirão, Colibri, Paz e Bem, Residencial 2000, Jardim das Américas, Conradinho, Vila Jordão e os Distritos da Palmeirinha, Guará e Entre Rios são os locais atendidos mensalmente pela feira.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet