Prefeitura Municipal de Guarapuava
Eventos de Carnaval movimentam Guarapuava no feriado
1

A Prefeitura de Guarapuava também entrou no clima do carnaval e durante o feriado está promovendo vários eventos para a comunidade. Com o desfile do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), as ruas foram tomadas pela folia carnavalesca com muita orientação e conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Já com o Carnaval Cultural da Casa Amarela, as oficinas gratuitas realizadas na Casa do Imigrante pelo LAB (Laboratório de Ideias) estão estimulando a criatividade dos foliões guarapuavanos.

Carnaval de rua “Folia com Saúde”

Mesmo com o clima de chuva, a manhã deste último sábado (14), foi tomada pela alegria. Os guarapuavanos participaram animados do Carnaval de rua “Folia com Saúde”, da Secretaria de Saúde, sob a coordenação do SAE (Serviço de Atendimento Especializado). Os participantes estavam com fantasias, máscaras e cartazes, chamando a atenção de motoristas, pedestres e comerciantes que passavam pela rua XV de Novembro. Segundo a psicóloga do SAE Priscila Ferreira Fortini, o “Folia com Saúde” está em sua terceira edição e o principal objetivo é a conscientização da população para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Aids e hepatites virais. “Estamos propondo um carnaval com saúde, por isso estamos chamando a atenção da população para a prevenção dessas doenças, para que as pessoas se aprendam a se cuidar e saibam onde procurar ajuda”, afirma.  

A coordenadora do SIMPR (Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná), Eliane Harmuch, conta que todos os pacientes vão realizar os testes oferecidos pelo SAE, como de HIV, sífilis e hepatite. “É a primeira vez que estamos participando do desfile e viemos para apoiar a campanha de conscientização do SAE”, destaca. Segundo a agente comunitária de saúde do EFS Vila Carli, Patrícia Karas, o número de participantes no desfile surpreendeu os organizadores. “A concentração de pessoas na rua no sábado é intensa e com isso conseguimos chamar a atenção, passando o recado sobre a prevenção não só no carnaval, mas no ano todo”, enaltece.

Desde o dia 9 deste mês, a equipe do SAE está entregando folders e preservativos em diversos locais, como bares, casas noturnas, postos de combustíveis e outros estabelecimentos. As entregas seguem até o dia 16 de fevereiro. “Toda essa programação intensifica as ações de prevenção desenvolvidas durante todo o ano em Guarapuava”, finaliza Priscila.

Carnaval Cultural da Casa Amarela

Neste sábado (14) também foi realizada a oficina de móveis de pallets, onde os participantes puderam entender melhor sobre decoração e a personalidade de uma casa. Os instrutores compartilham o conhecimento e propõe desafios aos alunos, como por exemplo, a produção de três mesas para o LAB (Laboratório de Ideias). “As pessoas aceitaram bem a oficina, pois é uma opção de lazer e aprendizado neste feriado de carnaval, além da oportunidade de poder conhecer pessoas novas. Cada equipe contará com o auxílio de um profissional”, conta o instrutor e coordenador do LAB, Andy Troc.

O terapeuta Milton Fritsch foi com sua esposa e conta que gostam muito de mexer com madeira. “Aqui podemos aprender coisas novas, compartilhar e também praticar. É prazeroso ver uma coisa simples se transformar em um móvel bonito. Muito legal a iniciativa da prefeitura em oferecer essas oficinas”, relata. Para a enfermeira Thais Krissa Silvestri, esta é uma oportunidade única para aprender coisas novas e fazer novas amizades. “Já viemos com ideias para os móveis, agora é só colocarmos em prática”.

As oficinas são gratuitas e estão sendo realizadas na Casa do Imigrante. O objetivo do LAB é estimular a criatividade dos participantes dentro de cada prática, além de oferecer alternativas criativas.

 

Oficina de fotografia criativa

Data: Segunda (16)

Horário: 14 às 19h

Instrutor: Andy Troc e Dani Leela

 

Oficina de escrita criativa

Data: Terça (17)

Horário: 14 às 17h

Instrutor: Julia Savian

 

Oficina de curta-metragem

Data: Quarta, quinta e sexta (18, 19 e 20)

Horário: 9 às 17h

Instrutor: Geovane Neuberger

 

Oficina de fotografia – descobrindo sua linguagem

Data: Sábado (21)

Horário: 9 às 17h

Instrutor: Andy Troc



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet