Eva Schran participa das comemorações dos 70 anos da Comunidade Luterana em Guarapuava

25/05/2015

Na manhã deste domingo (24), a prefeita em exercício Eva Schran participou de um culto festivo, no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, em comemoração aos 70 anos da Comunidade Luterana de Guarapuava. O evento também celebra os 111 anos da IELB (Igreja Evangélica Luterana) no Brasil. Em suas palavras de agradecimento, durante o Ato Cívico, Eva lembrou a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Comunidade Evangélica, além de parabenizar pelos anos de serviços prestados à população guarapuavana. “Estou lisonjeada por fazer parte desta história de partilha e de fé, além de poder participar das comemorações que reúnem pessoas por um bem comum, para celebrar os frutos de toda a caminhada, tanto aqui em Guarapuava como no Brasil”, declarou Eva Schran.

Durante seu discurso, a prefeita em exercício ainda falou sobre as ações da Secretaria de Políticas para Mulheres, que acontecem no bairro Aldeia, com o espaço cedido pela Comunidade Luterana. “O Projeto Orquídea tem como objetivo oferecer uma oportunidade para que as mulheres produzam e vendam peças de artesanato, assim como auxiliá-las na administração do seu dinheiro, garantindo uma renda extra”, explica. Também estavam presentes no culto o vereador Elias Rodovanski; o presidente da IELB, Reverendo EgonKoperec; o pastor da Comunidade Luterana São Paulo, Walduino Paulo Littig Junior e demais autoridades, além de fiéis de todo o país.

Sobre a Comunidade Luterana de Guarapuava

A comunidade luterana de Guarapuava foi fundada em maio de 1945. Até 1958 os cultos eram realizados nas casas dos membros, atendidos por pastores de Imbituva. O primeiro templo foi construído no Batel (Vila Pequena), em terreno doado pelo prefeito Moacir Julio Silvestri, e inaugurado em 1954. A comunidade foi atendida por pastores de Imbituva até 1958, ano em que recebeu seu primeiro pastor residente, Timóteo Krainovic. A partir daí a comunidade cresceu, construiu o templo no centro da cidade, construiu um internato, e mais tarde o templo atual e o pavilhão e ginásio de esportes ao lado, e expandiu-se com mais duas comunidades na cidade, no Boqueirão e na Vila Carli.