Prefeitura Municipal de Guarapuava
Estudantes guarapuavanos recebem Cartilha do Consumidor Mirim
cartilha-do-consumidor-mirim-198

Na manhã desta quarta-feira (31), crianças da Escola Municipal Antônio Lustosa participaram de uma atividade de conscientização sobre direitos e deveres do consumidor. No evento, o Procon realizou a entrega de Cartilhas do Consumidor Mirim para alunos do 5° ano, com dicas e orientações, apresentadas de forma didática. “Me orgulho dessa iniciativa que vai aproximar nossas crianças das discussões sobre o hábito de consumo. Fico muito feliz de podermos provocar em nossas escolas uma abordagem que estimulará o consumo saudável e consciente. Esse é um assunto que precisa ser discutido e refletido com nossas crianças, responsáveis pelo futuro”, declarou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

O projeto Procon nas Escolas, responsável pelas cartilhas, conscientiza crianças do 5° e 6° ano, dos colégios da rede pública e privada. Entendendo que alunos dessa faixa etária são multiplicadores de conhecimento ao levarem o aprendizado até suas casas, a cartilha contém informações sobre o código do consumidor, enfatizando pontos como o direito de reclamar e ser atendido, direitos de serviço público e consumidor responsável. “Somos consumidores desde que nascemos. E ao elaborarmos a cartilha, buscamos ensinar de maneira acessível sobre consumo consciente, auxiliando seus pais em como não se endividar e exigir nota fiscal, por exemplo. São informações básicas, mas muito valiosas”, explicou o coordenador do Procon de Guarapuava, Paulo Lima.

“Eu achei muito legal! Já li um pouco e vi alguns dos meus direitos. Na parte de comprar, sei que se eu comprar algo estragado, eu posso reclamar”, afirmou o estudante do 5° ano, Guilherme Dias, ao receber a cartilha das mãos da secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy. Nesta parceria da Secretaria de Educação e Cultura com o Procon, cerca de 100 alunos já receberam o material disciplinar, que contribui também para aplicação da educação financeira. “As ações serão intensas. Os professores realizarão atividades em sala de aula, que explorem com as disciplinas básicas como português e matemática, por exemplo,  o universo do consumo, trazendo também estudo de casos para que eles possam exercer esse aprendizado”, declarou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Na ocasião, foi entregue ao Procon, as chaves de novos veículos, um carro e uma moto, resultado da parceria com o Ministério da Justiça. “Os veículos farão parte da iniciativa do Procon Itinerante, auxiliando no atendimento ao público e entregas de notificações. Uma forma de melhorarmos nosso serviço para a população do município”, acrescentou o coordenador, Paulo Lima.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, procurador do município, Rafael Baroni, representando o Núcleo Regional de Educação, Mery Rigoni, diretora da Escola Municipal Antônio Lustosa, Geovana de Oliveira Alberti, chefe da Agência do Trabalhador, Cezar Prestes, presidente da Ugan, Vilmar Zainedir, vereador Germano Toledo Alves, representando a Sanepar, Cesar Nadin e Larissa Rocha, e secretários municipais.

Publicado em: 31/07/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet