Estudantes acompanham processo de produção de morangos em Guarapuava

06/09/2019

Acadêmicos de agronomia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) participaram de uma visita técnica a uma propriedade guarapuavana para acompanhar a produção de morangos no município. A visita ocorreu nessa quarta-feira (04) e foi promovida pela Secretaria de Agricultura. “Com as amplas condições que a cidade oferece para a produção da fruta, queremos incentivar o cultivo local. Para isto, abrimos espaço para os estudantes conhecerem e aprenderem mais sobre a produção, que tem um apoio significativo da Prefeitura, dando suporte desde a plantação até a comercialização”, afirmou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

Durante a visita, os 41 alunos foram divididos em três grupos, para simultaneamente, acompanharem diferentes etapas do trabalho como o sistema de fertirrigação, de produção de morangos hidropônicos (cultivo em estufa) e os processos de seleção e embalagem. “É fundamental que eles conheçam como o morango é produzido com qualidade, podendo dar a garantia de um ótimo complemento de renda familiar. Em Guarapuava, há 20 produtores de morangos semi-hidropônicos e 10 de plantio convencional que fazem parte do cultivo através do programa municipal”, afirmou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Emmanuel Delle Sens.

Para o acadêmico do 4° ano de agronomia, Saullo Monteiro Gomes, a experiência foi valiosa, pois proporcionou um conhecimento prático. “É uma grande oportunidade para vermos a teoria na prática. É muito bom ver que temos um cultivo de qualidade em nossa região e este é um exemplo do incentivo que a Prefeitura está dando para a agricultura”, elogiou.

Publicado em: 06/09/2019