Prefeitura Municipal de Guarapuava
Escolas municipais participam do 28º Encontro da Arte Folclórica
encontro da arte folclorica (21)

A Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, NRE (Núcleo Regional de Educação) e a Unicentro realiza, até a próxima sexta-feira (28), a 28ª edição do Encontro da Arte Folclórica. O evento, que acontecia no auditório da universidade, este ano foi estendido para outros espaços do município, como a Casa da Cultura e o Museu Visconde de Guarapuava. A programação, bem variada, traz atividades sobre o folclore brasileiro, italiano, alemão, polonês, além de apresentações de corais, grupos de flauta doce, contação de lendas, mitos e contos de todas as regiões do país.

Escolas municipais participaram, na tarde desta terça-feira (25), do Festival Estudantil “Vivendo o Folclore”, no auditório da Unicentro, com apresentações artísticas e culturais. As escolas abordaram vários temas, entre eles danças tradicionalistas características da região Sul. O Projeto Bate Lata homenageou o axé da Bahia. O Ativa Dança do Departamento de Cultura apresentou o chamamé do folclore gaúcho. A moda caipira e a dança de roda também foram representadas. O grupo de canto da Unati (Universidade Aberta à Terceira) fez uma bela demonstração da Canção Ciranda do Nordeste, Mulher Rendeira e Lua Bonita.

A coordenadora do Programa Mais Educação, da Escola Municipal Capitão Wagner, na Vila Carli, Élin Matoso, explica como escolheram o tema. “Os alunos aproveitaram as aulas do programa para ensaiar a Dança da Balainha, também conhecida como Jardineira. Optamos por uma representação da região litorânea do Paraná e de Santa Catarina. Todos se empenharam muito e puderam aprender um pouco mais sobre a nossa cultura”, diz. A Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo abordou a diversidade cultural nordestina. “Já vínhamos estudando esse tema há algum tempo, o aproveitamos para o festival para dar mais ênfase. Os alunos do 3º ano se preparam durante um mês para falar um pouco sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, por meio da música e da dança, ensaiaram o xote, xaxado e baião”, explica a professora Rosângela Fernandes.

Exposições também acontecem até a próxima sexta-feira (28). Na Casa da Cultura, o Projeto Vem Ler, da Secretaria de Educação e Cultura, vai apresentar a história da Gralha Azul e, no Museu Visconde de Guarapuava, tem a exibição sobre as lendas e festas folclóricas do município. Na Unicentro, continua a apresentação de trabalhos estudantis e de artesanato.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet